Novos estudantes de música são recebidos pela comunidade acadêmica do IFRN

Encontro de acolhimento dos alunos ingressantes ocorreu nesta segunda-feira, 22

Publicada em 23/02/2021 Atualizada há 1 ano

Encontro virtual de acolhimento dos novos alunos aconteceu na última segunda-feira, 22.

Os novos estudantes dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (Cursos FIC) das turmas de Iniciação ao Piano Popular e Iniciação ao Piano Clássico receberam as boas-vindas dos professores e da equipe gestora do campus. O acolhimento aos novos alunos aconteceu na noite desta segunda-feira, 22, por meio de videoconferência. Além da equipe docente, estiveram presentes o diretor-geral do campus, professor Jonas Lemos; e o diretor de extensão, Melquíades Pereira; e da secretária do Núcleo de Arte (NUARTE), Eloísa Faria; além da participação especial de alunos egressos de turmas anteriores.

Ao todo, são cerca de 16 alunos participantes do Curso de Iniciação ao Piano Popular, outros 16 estudantes do Curso de Iniciação ao Piano Clássico, e ainda outros 45 matriculados no Curso de Estruturação Musical. Esses projetos foram ofertados pelo NUARTE  em parceria com a Diretoria de Extensão do Campus Natal - Central, sendo voltados tanto para os alunos da instituição como também para a comunidade externa. Em razão do período de quarentena, todas as aulas seguem o modelo remoto.

Em um período de tantas perdas e mudanças ocasionadas pela pandemia do coronavírus, a música pode ser uma ferramenta para encontrar sentido e consolo. Para a professora Ana Judite, que ministra o curso de Iniciação ao Piano Clássico, o aprendizado artístico exerce esse papel transformador diante de um panorama difícil. "Em meio a um contexto tão adverso, em que temos que nos afastar, encontramos na educação musical esse novo encantamento com a arte, com seu conhecimento e com a criatividade. Eu e o professor Valdier temos a alegria de dar o melhor do que sabemos para esses próximos momentos dos cursos", afirmou. Os participantes terão duas aulas por semana e, ao final de cada módulo, farão uma apresentação pública para a conclusão modular e o recebimento do certificado. Ana Judite ainda destacou o caráter de apoio da arte e da cultura que o IFRN sempre possuiu - traduzindo-se, também, nos Cursos FIC. "Dessa forma confirmamos a vocação, o incentivo e o investimento do Instituto nas Artes - sobremodo, na música. E é assim que seguimos: confiantes, positivos e sempre acolhedores", conclui.