TEATRO
Novos caminhos e experiências: vida e sentimento florescem na Mostra Pedagógica de Teatro do IFRN
Para docentes e alunos, a vivência teatral é instrumento e canal para a formação humana e artística
Publicada em 23/12/2019 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 21:51

O IFRN, além de ser uma instituição de referência na área de ciência e tecnologia, também oferece espaço para a arte em suas diversas expressões. Na última semana, o Campus Natal-Central promoveu a Mostra Pedagógica de Teatro e Apreciação das Produções Artísticas do Núcleo de Artes (Nuarte). O evento fomentou a criação, montagem e produção de encenações cênicas nos cursos técnicos de nível médio da instituição, além de estimular a reflexão, por meio de rodas de debates com professores, sobre o papel pedagógico e transformador da arte no contexto escolar. Durante o evento, também houve espaço para apresentações musicais, dirigidas pelos professores Valdier Ribeiro e Lourdinha Medeiros.
As encenações foram produzidas a partir da disciplina de Artes III,
ministrada pelo professor Cleber Lima. A apreciação artística do Nuarte
visa contribuir com a formação artística, cultural, cidadã e crítica de
estudantes que integram a educação profissional e tecnológica, bem como
da comunidade externa ao Campus, além de promover atividades
que proporcionam o diálogo e o fazer teórico-prático com a produção
artística local, regional e nacional.
Para o professor Cleber, a experiência é de extrema importância para a formação humana e artística dos estudantes. "Perceber quais os caminhos que podem, mediante o teatro, construir, fabricar momentos, situações a partir de vivências com o outro. A troca, o diálogo, esse inicialmente é o primeiro ponto em que começo a colocar minha experiência como artista de teatro para levar para os estudantes uma relação mais humana", afirmou. Um total de 11 peças teatrais foram apresentadas ao público presente, composto pela comunidade acadêmica e pelo público externo que compareceram nos 3 dias do evento.
Analua Modro é aluna do segundo ano do curso técnico integrado em administração e atuou na peça Caminhos da Floresta como a mãe do personagem João. Ela destaca a superação dos obstáculos referentes à realização de uma peça de teatro, mas o resultado se revela gratificante. "Apresentar foi gratificante e muito lindo, nós tivemos um grande trabalho. que não foi fácil, para chegar nesse resultado. Mostrar para as pessoas o encanto da arte através dessa apresentação me deixou muito feliz", ressaltou. Analua ainda levanta o valor que os saberes da dramaturgia e das artes trouxeram para sua construção pessoal. "(As artes) libertam o nosso pensamento, nossa criatividade. É com elas que a gente pode demonstrar os sentimentos, as vontades e nosso querer de forma lúcida e real. Elas ajudam a se doar a algo que vai além da escola e nos ajuda a crescer internamente nos tornando pessoas mais abertas a novas experiências".
- Palavras-chave:
- ensino extensao servidores