Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

QVT

Novo projeto de qualidade de vida no trabalho é implementado no Campus Natal-Central

Intitulada como 'Interdisciplinaridade e Qualidade de Vida no Processo de Trabalho Institucional', a ação terá sua primeira oficina no dia 5 de agosto

Publicada em 20/07/2021 Atualizada há 1 ano

O Campus Natal - Central do IFRN ganha mais um projeto para monitorar e prestar assistência dentro da realidade laboral aos servidores da instituição: trata-se do projeto Interdisciplinaridade e Qualidade de Vida no Processo de Trabalho Institucional, que é promovido, elaborado e coordenado por uma comissão composta com servidores lotados no CNAT. O projeto está alinhado com a Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do IFRN.

Para que a seleção das atividades fosse aprimorada, houve um estudo acerca da força de trabalho dentro do Natal-Central, que incluiu não só os funcionários administrativos e professores como também colaboradores terceirizados e estagiários. Neste levantamento também foi levado em consideração o fato de o CNAT ser um campus diferente dos outros em razão de sua história (é o campus mais antigo em atividade no IFRN), além de ser a unidade que reúne o maior número de trabalhadores da instituição.

Três eixos

A Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do IFRN trabalha com três eixos distintos, mas que dialogam entre si. São eles: saúde integral, política organizacional e estilo de vida. De acordo com um diagnóstico sistêmico feito em 2018 sobre a qualidade de vida e saúde do ponto de vista dos servidores do Instituto, os dados referentes à saúde demonstraram que os trabalhadores estão apresentando doenças cardiovasculares, endócrinas, doenças cardiovasculares, endócrinas, além de um percentual significativo de pessoas em situação de sobrepeso ou obesidade. No tocante à saúde  mental,  a ansiedade  e  a  depressão  apresentaram  índices  mais  expressivos  que  o  estresse, por exemplo. Mediante esse cenário de configuração preocupante, a  necessidade  do  incentivo  a  realização de práticas saudáveis constantes,  com especial atenção  à  alimentação atenção  à  alimentação balanceada e aos exercícios físicos, além efetuar exames médicos periódicos. Esses hábitos saudáveis não apenas  auxiliam no processo de emagrecimento, como também contribuem no combate à ansiedade.

Mas a qualidade de vida no trabalho ultrapassa questões relacionadas a saúde e abarcam também outras áreas do fazer laboral. Para que o servidor sinta-se bem ao realizar o seu trabalho, é preciso que a estrutura interna da instituição, bem como o ambiente e os equipamentos utilizados no dia a dia cooperem para a satisfação pessoal/profissional de cada indivíduo o que, em consequência, auxilia para que o bom andamento das atividades diárias aconteça. Isso perpassa pela mobília e pelas condições sanitárias adequadas dentro das instalações da instituição, mas também afeta a política organizacional institucional. Esse diálogo entre os eixos também envolve o estilo de vida de cada pessoa, que, invariavelmente, afeta, positiva ou negativamente, o trabalho desenvolvido por cada um. Sejam os princípios da boa alimentação, ou o estímulo à prática de novos hobbies ou esportes ou até mesmo a manutenção de hábitos saudáveis nas rotinas de sono, tudo isso pode conflitar ou contribuir, direta ou indiretamente, em menor ou maior grau,  para que o trabalho do servidor ocorra como o esperado.

Com esse quadro em perspectiva, a comissão criadora do projeto definiu uma variedade de atividades a serem desenvolvidas, que terão seus cronogramas completos divulgados em breve. O plano inclui workshops de gestão de tempo, ergonomia e saúde mental no trabalho, além de oferecer oficina sobre aromaterapia e alimentação saudável. Também estão inclusas ações de distribuição de máscara e frascos de álcool gel para os trabalhadores lotados no campus.

Acesse:

Projeto QVT - Interdisciplinaridade e Qualidade de Vida no Processo de Trabalho Institucional

Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do IFRN




Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas