Diretoria de Ensino

Diretoria de Ensino: saiba as metas e os planos da nova gestão para a área

Plácido Souza Neto é o novo gestor da diretoria

Publicada em 28/04/2020 Atualizada há 1 ano

Ex-aluno da Instituição, onde concluiu o Ensino Técnico Integrado, o novo diretor de ensino do Campus Natal-Central, professor Plácido A. Souza Neto, fez também o curso superior na área de Análise em Desenvolvimento de Sistemas no IFRN. Com formação acadêmica na área de Ciência da Computação, o docente tem Mestrado e Doutorado, além do pós-doutorado em Análise de Dados Urbanos, pela Universidade de Grenoble, na França.

Plácido Souza é professor na Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação (DIATINF) e já colaborou com a Instituição com diversas funções, durantes seus 15 anos de atuação como servidor. Nos últimos três anos, foi coordenador do curso de TADS - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Campus Natal-Central.

Nomeado como diretor de ensino na nova gestão do CNAT, o professor Plácido tem muitos desafios e metas para a área. Confira a entrevista com ele e conheça mais sobre a nova gestão.

- Quais serão as principais ações planejadas para a Diretoria de Ensino?

A proposta aceita pela comunidade na última eleição inclui múltiplas ações na área de ensino, que serão executadas nos 4 anos de gestão. Dentre as ações propostas, destaco as seguintes:

– fortalecer e apoiar o desenvolvimento das atividades do NAPNE, dando mais apoio para um acompanhamento constante dos alunos com Necessidade Educacionais Especiais (NEE). Será criada uma Coordenação junto à Diretoria de Ensino para ações com alunos com NEE. Entendo que esse é o principal desafio para o início da gestão;
– acompanhamento efetivo dos indicadores acadêmicos de cada diretoria, associado ao planejamento estratégico do Campus;
– monitoramento contínuo dos índices de êxito dos cursos técnicos e dos cursos superiores, para verificar o cumprimento das metas previstas no PDI.
– promoção de debates com os alunos com o objetivo de melhorar as atividades estudantis no Campus.
– definição, junto com a pedagogia e coordenadores de curso, de metodologia de acompanhamento de alunos com dificuldades diversas: (i) problemas de ordem psicológicas; (ii) alunos com necessidades especiais; (iii) alunos com elevado número de faltas;
– sistematizar o acompanhamento pedagógico e psicológico dos discentes entre a Diretoria de Ensino e as Diretorias Acadêmicas;
– criação de uma coordenação de atividades artístico-culturais da Diretoria de Ensino, com uma agenda semestral de atividades culturais e artísticas, com o objetivo de promover a expressão artística dos alunos do nosso Campus em diversas áreas como: fotografia, cinema, teatro, pintura, literatura, música, entre outras;
– criação de comissões em todos os cursos superiores objetivando ações preparatórias relativas ao ENADE, com o objetivo de melhoria do incidente de avaliação dos cursos superiores;
– oferta centralizada de disciplinas comuns entre os cursos do CNAT.

- Quais os objetivos dessas ações?

O objetivo de todas as ações da Diretoria de Ensino será a melhoria constante das atividades acadêmicas, visando sempre oferecer aos nossos alunos as melhores ferramentas para um aprendizado integral, que inclui conhecimento técnico, social e cidadão. Entendemos que no Campus Natal-Central tem o melhor e mais capacitado quadro de servidores das escolas do estado e podemos, com toda certeza, oferecer ensino de excelência para os nossos alunos. O foco principal da Diretoria de Ensino, nesta gestão, será sempre a oferta do melhor que temos, sejam atividades de ensino, atividades culturais ou
desportivas para os nossos discentes. A Diretoria de Ensino promoverá também ações que valorizem os profissionais do nosso Campus. Se por um lado procuraremos oferecer a melhor estrutura de ensino para os nossos alunos, também promoveremos ações que valorizem os nossos profissionais, para que os nossos alunos tenham ainda mais orgulho da nossa instituição e dos servidores que dela fazem parte.

- Quais serão os principais diferenciais que se pretende agregar à nova Diretoria de Ensino?

Como minha área de atuação e ensino nos últimos 5 anos tem sido análise de grande volume de dados, creio que um diferencial da minha gestão será agregar à Diretoria de Ensino o monitoramento constante de todos os dados relacionados ao ensino do Campus. Monitorar todos esses dados é essencial para entender como o Campus funciona. Pretendemos, principalmente, realizar um monitoramento da evasão e dos motivos principais que levam um aluno a evadir. Esse acompanhamento será feito com todas as coordenações dos cursos técnicos e superiores. O objetivo é definir uma metodologia para diminuir o número de cancelamento e jubilamento e entender o que tem levado um aluno a evadir. Assim, promoveremos ações efetivas para melhorar os índices de permanência e êxito dos alunos que ingressam no nosso Campus.

- Quais são os principais desafios?

Entendemos que só há transformação social efetiva através de uma educação de qualidade. Dessa forma, continuar fortalecendo e melhorando as ações de ensino do Campus é nosso principal desafio. Formar profissionais que tenham uma excelente capacidade técnica e que tenham também a capacidade de reflexão e transformação social é primordial para melhoria da nossa sociedade. Dessa forma, nosso principal desafio é formar profissionais que possam ser agentes reais de transformação social. Para isso, é necessário buscarmos sempre alcançar a excelência no ensino no Campus Natal-Central.