Trabalhos desenvolvidos no NEPPCON participam do CBEU

Projetos aliam serviços à comunidade carente a aprendizado na área da Construção Civil

Publicada em 22/03/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Participante do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), ocorrido no último dia 10/03, às 13h, de forma remota, o Núcleo de Extensão da Prática Profissional da DIACON (NEPPCON) integrou o evento através de dois trabalhos expostos. O primeiro, “Núcleo de Extensão e Prática Profissional: Metodologia de formação por competências” foi apresentado pela aluna Silvia Helena e o segundo “Projetando em Instituições sociais: o voluntariado como prática profissional” pelo aluno Yuri Raphael. O Congresso contou com a participação do Reitor do IFRN, Arnóbio de Araújo Filho, do Diretor de Extensão do CNAT, Melquiades Pereira, além de professores, alunos, técnicos administrativos e colaboradores integrantes de projetos de extensão do campus.

O primeiro trabalho teve o objetivo de fomentar o Núcleo de Extensão e Prática Profissional da Diretoria de Construção Civil - NEPPCON, por meio de atividades técnicas, realizadas por alunos em exercício da prática profissional, para comunidades carentes e Instituições filantrópicas. Segundo a autora, a iniciativa consiste na combinação da prática profissional de Extensão, Pesquisa e Ensino. Através dessa integração, o projeto oferece serviços técnicos de qualidade na área da Construção Civil, voltados à comunidade externa, direcionados especificamente às famílias de baixa renda e instituições filantrópicas.

Através do trabalho, a equipe proporciona aos alunos conhecimentos de formação técnica, “estimulando habilidades e aprendizados de iniciativa, liderança, trabalho em equipe e performance profissional empreendedora”, explicou a aluna Silvana Helena Machado. O primeiro trabalho, de autoria dos integrantes Isabelly B. B. G. de Medeiros, Silvia Helena Machado Cardoso, Maria Cleide R. de Oliveira, Ana Claudia G. F. de Paula, se desenvolveu a partir das seguintes etapas: seleção de bolsistas, formação de alunos através de workshops, inscrições de famílias carentes e instituições sociais, visitas técnicas para levantamento de dados, desenvolvimento de projetos e relatórios técnicos e, por fim, entrega e registros dos projetos.

Já o segundo trabalho apresentado visa a elaboração de projetos executivos e legais arquitetônicos com foco na “regularização fundiária em instituições sociais que desenvolvam, em suas atividades cotidianas, ações voltadas à população de baixa renda”. As instituições beneficiadas se localizam em áreas de periferia e se encontram em situação de vulnerabilidade socioambiental, com atendimento “a idosos, crianças, adolescentes, grupos de risco ou ainda, grupos de indivíduos excluídos socialmente, associando essa produção à necessidade dos alunos dos cursos técnicos em Edificações e Superior em Tecnologia em Construção de Edifícios”, enfatizou o estudante Yuri Raphael.

O projeto, que tem a autoria de Isabelly B. B. G. de Medeiros, Maria Aparecida da S. Freire, Yuri Raphael do N. Santos, Maria Cleide R. de Oliveira e Ana Claudia G. F. de Paula, acontece através de visitas técnicas que têm como foco reconhecimento, levantamento espacial e fotográfico, obtenção do Programa de Necessidades, elaboração de projetos executivos sustentáveis, arquitetônicos, complementares e de regularização fundiária. Por fim, ocorre a entrega de projetos com orientação e consultoria técnica.

extensao