Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Extensão

NEGEDI promove aula inaugural do Curso de Extensão "Letramento Étnico-racial"

Formação busca fortalecer práticas pedagógicas antirracistas e valorizar a diversidade no contexto educacional

Publicada por Romana Xavier em 03/09/2025 Atualizada em 3 de Setembro de 2025 às 14:40

O Campus Natal-Central do IFRN, por meio da Diretoria de Extensão (DIREX) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade (NEGEDI), realizou neste dia 03 de setembro de 2025, das 9h às 12h, a aula inaugural do curso de extensão “Letramento Étnico-racial: Tecendo saberes, experiências e conhecimentos necessários para a formação docente na perspectiva das Políticas de Ações Afirmativas”. O evento ocorreu no Miniauditório da DIAC, no Campus Natal-Central, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do NEGEDI.

O curso, aprovado pelo Edital nº 003/2025 da Proex/IFRN, tem como objetivo oferecer formação continuada voltada à construção de uma educação antirracista, não sexista, não homofóbica e livre de preconceitos. A programação contempla temas como a história da África e dos povos originários, o processo de colonização, o mito da democracia racial, além das políticas de ações afirmativas e do combate às discriminações no espaço escolar. Também será promovida uma imersão nos debates teóricos e socio-históricos acerca das primeiras civilizações africanas, suas contribuições tecnológicas e filosóficas, personalidades históricas e a relação entre colonialismo e contemporaneidade.

Nesta segunda edição, foram 150 inscrições recebidas, das quais 70 participantes foram selecionados em razão do limite de vagas. O público prioritário inclui professores da rede pública, estudantes de licenciaturas, além de profissionais e estudantes indígenas, quilombolas, ciganos, da educação do campo, LGBTQIA+ e negros em efetivo exercício da docência. A iniciativa conta com a parceria da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR/RN), da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte, da Kilombo Organização Negra do RN e do mandato da Deputada Estadual Divaneide Basílio.

A aula inaugural trouxe o tema “Educação permanente e continuada como estratégia de luta para a efetivação da Lei 10.639/03 e 11.645/08”, além da apresentação oficial do curso pela equipe do projeto. Com carga horária de 60h, o curso é ofertado em formato híbrido, com encontros online semanais e um encontro presencial mensal, no período de setembro a dezembro de 2025.

A base teórica e metodológica fundamenta-se nos valores civilizatórios africanos e afro-indígenas, apoiada nos conhecimentos historicamente produzidos pela população negra, povos originários e comunidades tradicionais. Está referenciada pelas Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, bem como pela Portaria nº 470/2024 do MEC, que tornam obrigatório o ensino das culturas africanas, afro-indígenas e da Educação Escolar Quilombola nos currículos escolares.

Segundo a coordenadora do curso, professora Maria do Socorro da Silva, líder do NEGEDI, “o curso vem coroar toda uma trajetória de 12 anos de existência do núcleo na instituição, onde, ao longo de sua jornada, tem atuado de forma incansável, combativa, resiliente e propositiva, promovendo ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão em defesa de uma educação antirracista, pluriversal e no enfrentamento às discriminações no âmbito escolar. Além de atender a um compromisso político e institucional, instituído pelas Leis de Ações Afirmativas, que tornam este conhecimento obrigatório nos currículos escolares, a iniciativa reafirma os compromissos assumidos pelo NEGEDI em defesa de uma educação igualitária, sem discriminações e preconceitos.”

Com caráter transformador, esta formação representa uma oportunidade única para aprofundar conhecimentos, trocar experiências e fortalecer práticas pedagógicas que promovam a equidade racial e a valorização da diversidade em espaços educacionais e sociais.

Palavras-chave:
IFRN NEGEDI CNAT Extensão