Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

NUARTE

Museu de Minérios do IFRN recebe recebe exposição do artista Tico Garrincha

Mostra ocorre entre os dias 19 e 23 de agosto

Publicada por Davi Silva em 16/08/2024 Atualizada há 4 meses

De 19 a 23 de agosto, o Museu de Minérios do IFRN será palco de uma experiência artística única com a exposição "O Futuro é Agora", do artista miguelense Tico Garrincha. Promovida pelo Núcleo de Arte do Campus Natal-Central, a mostra reúne um conjunto expressivo de obras que desafiam o público a refletir sobre o impacto das tecnologias na vida contemporânea. A entrada é gratuita e o acesso acontece das 9h às 17h.

Natural de São Miguel, extremo oeste do Rio Grande do Norte, Tico é um criativo conhecido por seu trabalho que caminha entre as vias do expressionismo e o surrealismo. Autodidata, ele combina técnicas como pintura acrílica, guache e óleo, além de esculturas, explorando temas que questionam a condição humana em uma realidade cada vez mais mergulhada pelas inovações tecnológicas. "[Minha arte] é extremamente subversiva, extremamente provocante, tem um olhar filosófico... ela provoca a pessoa que vê a pensar", descreve o miguelense, radicado em Natal desde 2019.

A exposição "O Futuro é Agora" convida os visitantes a mergulharem em uma narrativa visual que propõe uma visão distópica do futuro, onde o avanço das tecnologias passa longe de ser neutro. Pelo contrário: por este prisma, o cotidiano das pessoas é profundamente afetado.

Para o artista plástico, a proposta é trazer à tona um assunto urgente, que é a dependência que a humanidade adquiriu por dispositivos e ambientes digitais. "A gente não sabe mais se a tecnologia existe para servir o mundo ou se o homem está existindo para servir a tecnologia, né?", questiona. As obras de Garrincha provocam uma série de questionamentos: seremos meros consumidores passivos em um mundo regido por tecnologias, ou poderemos assumir um papel de protagonismo e controle sobre nossos destinos?


O contato do artista com o IFRN surgiu a partir da professora Candice Azevedo, que adquiriu uma de suas telas em uma feira. A obra exerceu tamanho impacto sobre ela que até hoje é utilizada pela docente em sala de aula, para fins didáticos e pedagógicos com os estudantes. "É muito gratificante, é uma vitória na vida de um artista ter seu trabalho reconhecido em sala de aula", conta Tico. E a partir desta conexão com Candice, surgiu o convite do Nuarte para realizar a exposição no Campus Natal-Central.

A mostra não apenas destaca o talento do artista, mas também oferece um espaço para o público refletir sobre temas urgentes e relevantes para a sociedade atual. A exposição se configura como um espaço para os apreciadores de arte e para todos aqueles que se interessam por debates sobre futurologia e o impacto das tecnologias em nossas vidas.

O Museu de Minérios do IFRN está localizado no Campus Natal-Central e estará aberto ao público durante os cinco dias da exposição, proporcionando uma imersão nas inquietações e visões de um artista que, através de suas obras, busca entender e expressar as questões do nosso tempo.


Palavras-chave:
Museu de Minérios do RN Tico Garrincha NUARTE

Notícias relacionadas