Ministério da Educação divulga comunicado sobre Coronavírus
Orientações preventivas foram recomendadas pelo Ministério de Saúde
Publicada em 12/03/2020 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 21:47

Diante do quadro de pandemia, decretado pela Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Educação divulgou comunicado oficial aos Institutos Federais de Educação reforçando a necessidade da adoção de prática de medidas preventivas ao Coronavírus, por parte de toda a comunidade interna.
No comunicado, o Ministério da Educação reforçou que recebeu recomendação do Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde, sobre adoção de ações junto à comunidade acadêmica, tais como: promoção de atividades educativas sobre higiene das mãos e etiqueta respiratória (proteção adequada ao tossir ou espirrar); incentivo à higienização das mãos com água e sabonete líquido assim como preparações alcoólicas, em pontos de maior circulação; limpeza dos ambientes com a devida desinfecção (álcool 70% ou hipoclorito de sódio); além de evitar compartilhamento de copos, vasilhas bebedouros, estimulando a utilização individual de recipientes de água. Outra recomendação foi a manutenção de ambientes arejados, com portas e janelas abertas.
Nesse sentido, também é recomendável evitar atividades que envolvam grande aglomeração de pessoas em ambientes fechados, além de manter atenção aos indivíduos da comunidade que apresentem febre e sintomas respiratórios como tosse, coriza, entre outros. De acordo com o comunicado, é preciso ainda que as pessoas que apresentem sintomas procurem por atendimento médico e, se for o caso, realizem o devido afastamento das atividades.
- Palavras-chave:
- ensino