MinerAÇÃO: ferramenta de educação em uma linguagem audiovisual contemporânea

Com uma dinâmica moderna e acessível, o projeto oferece conteúdo acadêmico sobre a área de mineração

Publicada em 15/09/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Em razão da pandemia do novo coronavírus, a forma de se fazer educação no mundo todo precisou ser revista. Tendo em vista a nova realidade, que exigia o isolamento ou o distanciamento social para a mitigação dos danos causados pelo vírus, a forma de ensinar e de aprender passou por grandes transformações. O uso de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem se tornou uma demanda global. Para Maria Carolina, professora de Mineração do Campus Natal-Central, o que se viu, acima de tudo, foi uma oportunidade. "A necessidade já bateu à porta e obrigou todo mundo a deixá-la entrar, tendo em vista essa questão do uso da internet para fazer educação à distância", conta.

Ela enxergou uma lacuna dentro do ambiente virtual repleto de informações e se dispôs a preenchê-la. Com a intenção de catalisar o engajamento dos alunos durante a pandemia, bem como promover o raciocínio crítico científico, o desenvolver da linguagem e da criatividade das turmas, ela criou o projeto de extensão: "A construção de vídeos como recurso didático no ensino da Mineração", que culminou na criação de um canal no YouTube sobre o tema: assim surgiu o MinerAÇÃO.

A ideia inicial do projeto partiu da própria Maria Carolina. "Eu pensei nisso porque tem muito pouco assunto seguro nesse contexto de vídeo na internet, principalmente voltado para o público mais adolescente. E, por isso, nós criamos essa estética mais voltado para esse público", ela explica. A dificuldade em encontrar materiais didáticos na área de Mineração, de linguagem acessível e com referências acadêmicas confiáveis, que gere interesse no público, é outro grande propulsor do canal, visto que não há uma segmentação tão forte do público-alvo. Os criadores de conteúdo são os seguintes estudantes: Analicy Souza, Maria Antônia Pereira, Camila Mota, Lucas Souza, Cecília Medeiros, Maria Cecília Pedrosa, Hildefran Fontes e Luísa Pinheiro.

Outro intuito identificado é o de fomentar o interesse dos alunos em uma formação como divulgadores científicos que possam contribuir academicamente com trabalhos relacionados à Mineração. Para Maria Carolina, esse é mais um método de estimular o estudante a se manter envolvido com o estudo e à pesquisa. "Devemos estar preparados para pensar em novos métodos com novas ferramentas, para manter nosso alunado motivado a aprender", conclui.

Acesse:

Canal no YouTube do Projeto MinerAÇÃO