Medalhistas da 14º OBA serão premiados na abertura da Expotec

Publicada em 10/12/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Estudantes, do Campus Natal Central, que participaramda 14ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), serãocondecorados durante a abertura da EXPOTEC na próxima quinta-feira (15).

Sob a coordenação estadual do professor de física AntônioAraújo Sobrinho, do CNAT, sete alunos, dos nove participantes, conquistarammedalhas na Olimpíada que ocorreu no mês de maio deste ano e contou com aparticipação aproximada de 9 mil escolas e mais de 800 mil alunos.

Os alunos Jefferson Alves de Paula, HernánGuillermo Bueno e Letícia Dantas de Araújo ganharam medalha de ouro. RafaelAlves Pinheiro conquistou a prata e seus colegas Clessiana Tainara SilvaDantas, José Edvan Bezerra e André Fernandes alcançaram o bronze. JoseanFerreira Soares da Costa e Thina Micaelli da Silva receberão certificados departicipação.

A Olimpíada, organizada anualmente pela SociedadeAstronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira(AEB) e com Eletrobras Furnas, é aberta à participação de escolas públicas eprivadas, sendo destinada para alunos do primeiro ano do ensino fundamental aoúltimo ano do ensino médio.

Os resultados não são colocados em ranking, pois apremiação ocorre a partir da nota. Para receber medalha de ouro o aluno tem queatingir nota de 9,1 a 10; para a prata 8,1 a 9 e recebe medalha de bronze osque obtiverem a média de 7,1 a 8,0.

Os 50 participantes que atingirem as melhores notassão convidados a participarem da Jornada Espacial. De acordo com o professorAntônio Sobrinho, em todas as edições da OBA que o IFRN já participou (desde 1994) há medalhistas, e há três anos o instituto encaminha alunos para a JornadaEspacial.

Nestaedição, destacaram-se Letícia e Jefferson, que participaram da jornada, realizada em novembro em São José dos Campos –SP, usufruindo de uma semana deconhecimento, com cursos e palestras sobre astronomia.