Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CAPACITAÇÃO

Aula inaugural do Doutorado em Planejamento Energético e Ambiental acontece hoje (12) no miniauditório

A palestra com o Físico Luís Pinguelli Rosa é transmitida por webconferência

Publicada em 09/06/2015 Atualizada há 1 ano

Físico Luís Pinguelli Rosa. Foto Google.

A aula que inaugura o Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Planejamento Energético e Ambiental acontece na manhã desta sexta-feira (12/06), no miniauditório do Campus Natal Central. O curso é um convênio firmado entre o IFRN e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que visa qualificar 15 servidores deste Instituto.

O palestrante, que falará sobre "Crise Hídrica, Geração de Energia e Mudanças Climáticas" para os doutorandos e demais interessados, é o físico Luiz Pinguelli Rosa, diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), que é o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina. A palestra é transmitida por webconferância e os interessados podem ter acesso no link http://webconf2.rnp.br/uab_ifrn, como usuário convidado. 

Luiz Pinguelli Rosa é carioca e tem 73 anos. É mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Física pela Pontifícia Universidade Católica, também do Rio (PUC-Rio). É membro da Academia Brasileira de Ciências, ex-presidente da Eletrobrás e da Associação Latino-Americana de Planejamento Energético, além de autor de vários livros na área de energia e clima. 

O curso

Esse é o segundo DINTER proporcionado pelo IFRN. O primeiro foi na área de Meio Ambiente e Sustentabilidade, com a Universidade Federal de Campina Grande. Segundo o professor Renato Samuel Barbosa de Araújo, coordenador local do Programa do DINTER IFRN/UFRJ, junto com o Prof. Maurício Cardoso Arouca (PPE/Coppe/UFRJ), para essa oferta foram selecionados 12 professores e 03 técnicos administrativos, com previsão de atender a mais cinco alunos como ouvintes.

As linhas de pesquisa do Programa são Planejamento Energético e Planejamento Ambiental. Neste primeiro momento, as aulas acontecerão de forma presencial, às sextas-feiras e aos sábados, de 15 em 15 dias, nas salas de treinamento do 2º Andar do NIT. O programa tem duração de quatro anos e começa com a disciplina Tecnologia da Energia.

De acordo com o prof. Renato Samuel, o DINTER foi submetido pela UFRJ para avaliação e aprovado pela CAPES. “Os recursos são orçamentários do IFRN. Quando chegar o período do estágio na UFRJ, os recursos de pagamento de bolsas para os alunos estão previstos para serem financiados pelo CNPq. Há previsão da oferta de bolsa, de até 09 meses, após a qualificação do projeto de tese, que deverá ocorrer a partir do segundo semestre de 2016”.

A Coppe já formou mais de 12 mil mestres e doutores em seus 12 programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Conta com 325 professores doutores em regime de dedicação exclusiva, 2.800 alunos e 350 funcionários. Possui 116 modernos laboratórios, que formam o maior complexo laboratorial do país na área de engenharia.
Mais informações pelo telefone: 4005-9972.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas