Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Literatura

Livro “O Bálsamo” é lançado no IFRN Natal Central no dia 23 de março

Obra narra a luta de uma órfã que tenta se adaptar aos novos modelos familiares

Publicada em 02/03/2017 Atualizada há 1 ano

A luta incansável da órfã Lara Castro, na tentativa de se adaptar aos novos modelos familiares, é a narrativa presente no livro “O Bálsamo” da escritora e professora aposentada do Campus Natal Central (CNAT), Tereza Custódio. A obra será lançada no dia 23 de março, às 19h, no Museu de Minérios do IFRN CNAT.

A publicação conta a história de Lara Castro, que fica órfã de mãe aos cinco anos de idade. A partir daí, começa sua luta incansável na tentativa de se adaptar aos novos modelos familiares. Nessa caminhada cheia de atropelos, desamparo, bullying e abandono emocional, ela vai relatando suas vivências com lápis de cores ora cinza, ora colorido.

Como resquícios desse passado, ela vivencia um casamento abusivo. Aos quarenta anos, ao cuidar da avó, Lara resgata sua família, recuperando um sentimento de pertencimento desse clã perdido na poeira da vida. Demite-se de um trabalho estafante e adentra em um novo campo profissional como Cuidadora de Idosos. Depara-se com os desafios da contemporaneidade e as dificuldades nas relações geracionais. Compreende que o ato de cuidar envolve corpo, mente e alma e, portanto, compaixão, paciência e resiliência se fazem cada vez mais necessárias.

No Solar Geriátrico Reviver, pessoas idosas quebram paradigmas e estereótipos, se permitindo novas histórias de amor, o que facilita o processo de cura e redescoberta daquele coração petrificado e daquele corpo intocável. Aos poucos, Lara vai recuperando a capacidade de superação das vitimizações e danos psicológicos que vivenciou. Assim, como Baía, a fiel escudeira de sua avó materna, Lara começa a acreditar num bálsamo milagroso capaz de curar as feridas do corpo e da alma.

Serviço
Livro: O BÁLSAMO
Data: 23 de março de 2017 (quinta) às 19h.
Local: Auditório do Museu de Minérios do Instituto Federal do RN (IFRN) - Av. Salgado Filho,1559. Lagoa Nova - Natal/RN.

Outras informações através do site: www.terezacustodio.wordpress.com.