Ligas esportivas: futsal e handball integram alunos e incentivam esporte

Jogos acontecem nas quadras, nos intervalos de almoço

Publicada em 10/09/2019 Atualizada há 1 ano

Foto e Edição de imagem: Eduardo Fernandes/Maxsuel Praxedes

Organizadas por alunos do Campus Natal-Central, as ligas esportivas têm se tornado cada vez mais comuns no Campus. A iniciativa, que começou em 2012 com o futsal e se fortaleceu com a inclusão da categoria feminina em 2018, expandiu em 2019 para o handball. Ambos os torneios são promovidos por alunos, de forma amadora, com a participação conjunta de ex-alunos e até de servidores, em algumas equipes.

As competições, que têm objetivo de integrar os participantes e incentivar o esporte e o lazer, acontecem nas quadras do Campus, no horário de almoço. De acordo com o aluno Guilherme Arboés, a iniciativa é também uma forma de incluir alunos que dificilmente jogariam nos campeonatos oficiais: “Acredito que a iniciativa é importante para os alunos, pela emoção de competir. Vejo como se fosse um segundo 'Jogos internos'. É algo que diverte as pessoas e tem muita gente que nunca jogou antes, que tinha vergonha e passa a jogar”, afirma.

A Liga de Futsal de 2019 iniciou no dia 3 de setembro e tem previsão de terminar em meados de novembro, com premiações para as equipes vencedoras, assim como para melhor goleiro e artilheiro da competição. Já a Liga de Handball começa nesta terça-feira (10), e termina no dia 20 de novembro, também contemplando as modalidades masculina e feminina. As premiações das ligas incluem troféus e medalhas para os vencedores.

Segundo Davi Matias, organizador da Liga de Handball, a competição acontece com a participação de alunos dos Campi  Zona Norte e Cidade Alta: "A inclusão de equipes de outros campi acontece devido à demanda esse esporte ser menor que a do futsal", destaca. Cada campeonato existe de maneira independente e tem seu próprio regulamento. De acordo com Guilherme Arboés, existe a possibilidade de unificar as ligas e incluir, assim, outras modalidades esportivas, mas ainda não há nada concreto sobre essa questão.

As ligas esportivas têm o apoio do Grêmio Estudantil e da Coordenação de Desporto (Codesp) do Campus Natal-Central. Os jogos acontecem no horário de almoço, com uma média de um por dia, de forma que não atrapalhe o horário das aulas regulares nem o desempenho dos alunos nas disciplinas de seus cursos.

Para acompanhar os jogos de futsal, o público pode seguir a página da competição no instagram: @liga_if.

extensao