Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Física

Licenciatura em Física é um dos cursos superiores ofertados pelo Campus Natal-Central

Confira na íntegra a entrevista sobre o curso

Publicada em 02/08/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Licenciatura destinada àqueles que já concluíram o Ensino Médio, o Curso de Física forma docentes com foco na polivalência de saberes. Nessa perspectiva, o docente graduado por esse curso é preparado com aprendizado em três eixos: saberes específicos, pedagógicos e experienciais.

O curso, coordenado pelo professor Flávio Urbano, até o fechamento dessa matéria, possui quatro anos de duração, com carga horária de 3374 horas. Para ingressar, os candidatos interessados podem fazê-lo através de processo seletivo público, transferência ou reingresso, a depender do caso.

Confira na íntegra a entrevista com o professor Flávio Urbano, e descubra sobre o público-alvo, as formas de ingresso, a duração do curso, as atividades de Pesquisa e Extensão, o mercado de trabalho, o curriculum e tantas outras especificidades que fazem da Licenciatura em Física um dos destaques dos cursos superiores ofertados pelo Campus Natal-Central do IFRN. Saiba mais:

Qual o público-alvo do Curso de Física?

O Curso de Licenciatura em Física é destinado aos portadores do certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente, o ingresso poderá ser feito por meio de:

  • processos seletivos, aberto ao público ou por convênio, para o primeiro período do curso, atendendo às exigências da Lei nº 12.711/2012, regulamentada pelo Decreto nº 7.824/2012, da Lei 13.409/2016, regulamentada pelo Decreto nº 9.034/2017, e das Portarias Normativas MEC nº 18/2012 e 09/2017;
  • transferência ou reingresso, para período compatível, posterior ao primeiro semestre do Curso. Ainda considerando a Lei 13.146/2015, que trata sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, e visando democratizar o acesso ao ensino superior por este público, em consonância ao PDI do IFRN e o que está previsto na Resolução nº 5/2017-CONSUP/IFRN, será reservada, em cada processo seletivo para ingresso por curso e turno, 5% das vagas para Pessoas com Deficiência.

Em que consiste o Curso de Física? São quantos anos? Como é a carga horária?

O Curso de Licenciatura em Física tem como objetivo geral formar o profissional docente em Física com um saber plural, constituído pela internalização de saberes da área específica, saberes pedagógicos e saberes experienciais, tem duração de quatro anos, com carga horária total de 3.374 horas.

O profissional graduado na área poderá atuar de que forma?

O Curso de Licenciatura em Física do IFRN propõe-se a formar professores de Física, dentre os perfis definidos pelas diretrizes para formação de professores expressas na Resolução CNE/CP nº 02/2015 e outros documentos legais que definem os conhecimentos específicos do ensino de Física. Esse profissional deverá se dedicar à formação e à disseminação do saber científico para o ensino de Física no âmbito da atuação no ensino escolar da educação básica, envolvendo novas formas de educação científica, com o uso de recursos audiovisuais modernos, uso da internet, uso e/ou desenvolvimento de programas computacionais.

 Como é estruturado o curriculum do curso e qual o diferencial que ele oferece aos seus alunos?

A organização curricular do curso observa as determinações legais presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº9.394/96), na Resolução CNE/CP nº 2/2015 que traça as novas Diretrizes Curriculares Nacionais da formação inicial em nível superior para cursos de licenciatura. A proposta pedagógica deste Curso está organizada por núcleos e eixos articuladores de saberes, os quais favorecem a prática da interdisciplinaridade e da contextualização. A estruturação proposta fortalece o reconhecimento da necessidade de uma formação de professores integradora de conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo. Essa proposta possibilita a integração entre formação pedagógica e formação específica para a docência no ensino de Física, a realização de práticas interdisciplinares, assim como favorece a unidade dos projetos de cursos em todo o IFRN, concernente a conhecimentos científicos e tecnológicos, propostas metodológicas, tempos e espaços de formação. Em decorrência, a matriz curricular organiza-se em três núcleos e três eixos.

Os núcleos:

  • Núcleo de Formação Geral, Específica, Interdisciplinar e Educacional;
  • Núcleo de Aprofundamento e Diversificação;
  • Núcleo de Estudos Integradores.

E os eixos:

  • Eixo Fundamental;
  • Eixo Didático-Pedagógico e Epistemológico;
  • Eixo Específico.

O curso possui atividades de Pesquisa e de Extensão? 

O Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Física, aprovado em 2019, não incluiu no seu escopo a resolução 07/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. O PPC já nasceu desatualizado em relação à extensão, mas mesmo sem a inclusão dessas diretrizes, os docentes do curso fazem continuamente atividades de extensão através de projetos vinculados aos editais institucionais. Em todos esses projetos, há a participação maciça dos estudantes. Em consequência da Pandemia do SARS-CoV-2, alguns projetos foram descontinuados. Vide alguns projetos realizados:

  • Bate-papo científico na Livraria Saraiva - EDITAL 02/2019-PROEX/IFRN- Programa de apoio institucional a projetos de extensão. - Edital de Extensão;
  • Astronomia Itinerante: Informações e curiosidades sobre o universo astronômico - EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº 01/2018-PROEX/IFRN. - Edital de Fluxo Extensão Contínuo;
  • 1ª Mostra de Física Experimental do PIBID IFRN - EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº 01/2017-PROEX-IFRN - Edital de Fluxo Extensão Contínuo;
  • Inclusão Científica: Do Conhecimento à divulgação da Física de Partículas - DITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº 01/2017-PROEX-IFRN - Edital de Fluxo Extensão Contínuo.

Em relação ao desenvolvimento de pesquisa, há vinculado ao Curso de Licenciatura em Física um grupo do Programa de Educação Tutorial (PET), no qual estudantes bolsistas orientados por um professor-tutor têm desenvolvido pesquisas sobre Física e Ensino de Física e sobre o desenvolvimento de objetos educacionais. Há também grupos de pesquisas formados por professores que têm, entre outros objetivos, a publicação de artigos oriundos das pesquisas de TCC, vide alguns destes trabalhos e artigos:

  • GLÓRIA FERNANDES DO NASCIMENTO ALBINO, MARIA; ALBINO JÚNIOR, AMADEU; Urbano da Silva, Flavio ; CAVALCANTE DA SILVA FILHO, PAULO ; SANTORO BAPTISTA OLIVEIRA, MARGARETH . A EXPERIMENTAÇÃO COMO PRINCÍPIO NORTEADOR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: A I MOSTRA DE FÍSICA EXPERIMENTAL DO PIBID IFRN CAMPUS NATAL-CENTRAL. In: Kilma da Silva Lima Viana; Erick Viana da Silva. (Org.). POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUAS INTERFACES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA CONSTRUÇÃO DE SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS. 1ed.: Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018, v. , p. 10-15;
  • DANTAS, MESSIAS P ; SILVA, FLÁVIO URBANO DA ; BORGES, JACQUES COUSTEAU DA SILVA . Uso dos mapas conceituais como ferramenta de avaliação qualitativa, com ênfase no ensino de Física. HOLOS (NATAL. ONLINE), v. 3, p. 186-200, 2018.
  • SOUZA, R. M. ; GOMES JUNIOR, S. R. . Programa de Educação Tutorial: Avanços na formação em física no Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 37, p. 1501, 2015.
  • BORGES, JACQUES COUSTEAU DA SILVA ; ALBINO JUNIOR, AMADEU . MOSTRA ANUAL DE FÍSICA DO RN: Ciência acessível a todos. Holos (Natal. Online), v. 3, p. 16, 2008.

 

 

 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas