Extensão
Leitura literária em língua espanhola no Centro de Promoção à Saúde da Pessoa Idosa do Rio Grande do Norte (CPSI) do IFRN
Conexão entre ensino, pesquisa e extensão
Publicada por Tania Silva em 12/12/2024 ― Atualizada há 5 dias, 9 horas
As pessoas idosas participantes do Centro de Promoção à Saúde do Idoso (CPSI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) estão vivenciando uma experiência enriquecedora: o contato com a literatura em língua espanhola.
Desde 2016, o ensino de espanhol é ofertado no CPSI, sob a coordenação das professoras Carla Falcão e Girlene Moreira. Ao longo dos anos, a literatura tem desempenhado um papel significativo no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o avanço dos participantes no desenvolvimento de habilidades na língua estrangeira.
Recentemente, o projeto ganhou um novo impulso com a atuação das alunas do curso de Licenciatura em Letras Português-Espanhol, Vitória Lorena Duarte de Lima e Adriele Cipriano Lopes. As estudantes participam do projeto de pesquisa intitulado “Leitura literária e o ensino de espanhol como língua estrangeira: propostas didáticas em aulas para idosos”, vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Ensino e Linguagens (NUPEL) e sob a coordenação da professora Girlene Moreira. No âmbito desse projeto, as alunas elaboram e aplicam propostas didáticas que incentivam a leitura literária durante as aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE).
Segundo a coordenadora, o projeto de pesquisa tem parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) do IFRN e está associado ao Projeto de Extensão Centro de Promoção à Saúde da Pessoa Idosa do Rio Grande do Norte, coordenado pelo professor Gustavo André Pereira de Brito. Por meio desse projeto de extensão que ocorre no CNAT, os idosos não apenas aprimoram suas competências linguísticas, mas também realizam atividades educativas, culturais, de esporte e de lazer, por meio de uma equipe multiprofissional, no intuito de contribuir com o resgate da cidadania, aumentando a autonomia e o bem-estar da Pessoa idosa, de forma que promova a saúde biopsicossocial, bem como sua inclusão social.