Judoca do IFRN é exemplo no JIF 2010

Veja trajetória de estudantes do Campus Natal-Central

Publicada em 28/05/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Aos 14 anos, ela deixou Acari, na Região do Seridó potiguar, para buscar um futuro melhor em Natal. No curso técnico integrado de Geologia e Mineração, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Deyse Medeiros deu os primeiros passos para mudar de vez a sua vida. Aliás, foi na escola que a menina humilde também começou a construir uma história vitoriosa no esporte.

No Judô, Deyse encontrou a paz que procurava. A arte marcial serviu de terapia desde que decidiu sair de casa para estudar. Hoje, aos 17 anos, está prestes a concluir o curso técnico. Futuramente, pretende entrar para a universidade e se formar em Fisioterapia. “Não penso em abandonar o judô. Esse esporte é tudo pra mim”, garante a judoca, que conquistou o ouro na categoria peso pesado (mais de 78 quilos) nos Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (JIF 2010).

O ouro foi disputado com a colega de instituto, Damares Paz, em duas lutas para lá de acirradas. O Rio Grande do Norte levou o ouro e a prata na categoria peso pesado feminino. Deyse treina duas horas por dia, de segunda a sexta-feira. O amor dela pelo esporte se reflete nos resultados conquistados até agora. Nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns), foram dois primeiros lugares (peso pesado e absoluto), colocações que se repetiram também na tradicional competição que reúne os institutos federais no Nordeste, o Edifene.

Os JIF 2010 reúnem cerca de 2.000 alunos-atletas de todo país em Brasília e é uma realização do Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Esporte e com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e apoio do governo do Distrito Federal.

Com informações da Assessoria de Comunicação do JIF 2010