Intercambistas e Diretora da ACCC participam de Curso de Português

Publicada em 19/08/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A Diretoria de Extensão do Campus Natal Central(DIREX/CNAT), por meio da Coordenação de Projetos e Relações Comunitárias(COPREC), iniciou nesta semana, dia 17/09, o Curso Intensivo de Português Segunda (ou Outra)Língua para alunos intercambistas e para a Diretora Internacional de Parceriasda Association of Canadian Community Colleges (ACCC), Marie-Josée Fortin.

O curso tem duração deduas semanas e oportuniza aos participantes um processo de aprendizagem maisrápido do nosso idioma para que possam interagir melhor nas disciplinas e emsuas vidas sociais no Brasil. De acordo com a professora de Língua Portuguesa doIFRN, Iaçonara Miranda de Albuquerque, as aulas permitem aos estudantes não sóo aprendizado da língua, mas também da cultura brasileira. “O curso tem porbase a abordagem comunicativa e a proposta pedagógica de Freinet, na qual épreciso vivenciar para então pensar, sistematizar”, explicou a instrutora docurso que oferece aulas de campo aos alunos por entender que o aprendizadoultrapassa o limite convencional do espaço escolar. “Esta semana fomos a umasorveteria. Vivenciamos um pouco da cultura local e utilizamos materiais reais, para que assim a gramática seja inserida: a partir da experiência vivida poreles”, completou.

São cinco alunos dediferentes nacionalidades (Japão, Itália, Alemanha, Bélgica e Honduras),oriundos dos programas de intercâmbio, na modalidade high school, convênioentre IFRN com a AFS Intercultural Brasil e Rotary Internacional do Brasil, quejuntos com a diretora Canadense, Marie-Josée, compartilham a experiência.

Para Marie, o cursorepresenta uma qualificação profissional devido a necessidade de compreensão euso do português em suas relações com os órgãos integrantes do ConselhoNacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científicae Tecnológica (CONIF) que mantém parcerias com a Associação Comunitária dosColleges Canadenses (ACCC), como os programas de Intercâmbio Educacional paratecnólogos e o projeto Mulheres Mil.

Os estudantes doprograma, o qual tem duração de um ano, chegaram dia 16/08 e estão residindocom “famílias hospedeiras” (termo utilizado para as famílias que acolhem ointercambista). O curso, de acordo com os adolescentes, tem grande importânciapor auxiliar os primeiros momentos de convívio com o idioma, ajudando na faseda ambientação. "Busco no intercâmbio uma oportunidade de conhecer uma nova cultura, uma outra língua e um modo diferente de educação, uma nova perspectiva", disse Alice Fasso, 17, italiana.

Após o Curso de Português Segunda (ou Outra) Língua, os estudantes terãoaulas de história e geografia do Brasil e a representante da ACCC viajará paraBrasília a trabalho.