Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Instituto sedia encontro da E-TEC no nordeste

Atividades acontecem até amanhã (31)

Publicada em 30/07/2009 Atualizada há 1 ano

 

Começou hoje, às 9h, o primeiroEncontro de Coordenadores do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (E-Tec) doNordeste. O evento está sendo realizado no piso superior da BibliotecaSebastião Fernandes do Campus Natal-Central e conta com a participação de 150encontristas, reunindo representantes do Ministério da Educação (MEC),coordenadores de pólo, tutores e representantes municipais de todos os estadosdo Nordeste.

O programa E-TEC Brasil foilançado e institucionalizado em 2007 visando criar e consolidar a rede deeducação profissional à distância nas instituições públicas de ensino, prevendoo atendimento aos estudantes em escolas-pólo, integrantes das redes públicasmunicipais e estaduais.

De acordo com o Diretor deRegulação e Supervisão em Educação à Distância do MEC, Hélio Chaves Filho, oobjetivo do encontro de Coordenadores da E-Tec é promover um padrão deconhecimento em todos os pólos do país, além de discutir a expansão do programagarantindo a qualidade do ensino. “Viemos também para apresentar a filosofia doMEC e criar, neste ambiente, condições de interlocuções entre os representantesde pólo e o Ministério da Educação”, disse Hélio Chaves.

Para o Reitor do IFRN emexercício, José Ivan Leite, o Sistema E-Tec Brasil é uma oportunidade dereaprender o país. “Cada coordenador deve aprender a quebrar paradigmas eaceitar o desafio de levar o conhecimento científico e tecnológico para oslugares que ainda não possui a estrutura para o ensino na modalidadepresencial”, falou o Reitor José Ivan.

Lídia Patrícia França,coordenadora de pólo da cidade de Petrolina / Pernambuco, teve agora aoportunidade de ter seu primeiro contato com o MEC e está ansiosa para obteresclarecimento sobre bolsas de ensino e estrutura de pólos, algo que estáprevisto para ser debatido hoje à tarde, a partir das 13h. Já Sheila CristinaRodrigues, secretária do pólo Petrolina, quer trocar informações sobre afilosofia do E-Tec que vem democratizando o conhecimento e aumentando a mão-de-obrada região, uma vez que os cursos são disponibilizados de acordo com os arranjosprodutivos locais.

Um dos principais pontos doencontro é mesmo a expansão do Sistema E-Tec no Brasil, interiorizando oconhecimento tecnológico, respondendo a demanda de cada localidade. No RioGrande do Norte hoje existem cinco pólos com previsão de expansão para 15 pólosaté 2011.

 

As atividades do encontroprosseguem hoje até as 18h e será reiniciada amanhã, às 8h.