Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Acessibilidade

Instalação dos elevadores e plataformas elevatórias terá início nos próximos dias

Contrato foi assinado no final de março do ano em curso

Publicada por Tania Silva em 03/04/2024 Atualizada há 7 meses, 1 semana

Um passo significativo foi dado com relação à inclusão e acessibilidade no Campus Natal-Central. O contrato para a aquisição e instalação de elevadores e plataformas elevatórias, destinado a pessoas com mobilidade reduzida, foi assinado no final desse último mês de março. O investimento destinado é R$ 778.353,33 (setecentos e setenta e oito mil, trezentos e cinquenta e três reais e trinta e três centavos), com previsão de conclusão das obras em até 12 meses.

Inicialmente serão instalados dois elevadores e quatro plataformas elevatórias posicionados de forma a facilitar o acesso a diversas áreas do Campus. Um dos elevadores será instalado no prédio principal, facilitando, dessa forma, o acesso aos blocos A, B e C. Um segundo equipamento de acessibilidade deverá ser instalado no prédio da Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC), para atender os quatro pavimentos da construção. Essas duas edificações contam com a presença de rampas de acesso que, em razão da falta de atendimento às normas técnicas, impossibilitam modificações estruturais.

Elevador

Além dos dois elevadores, também serão instaladas quatro plataformas elevatórias, distribuídas no prédio do Núcleo de Arte (NUARTE), para atender ao programa de apoio a idosos e pessoas com necessidades especiais, bem como à comunidade acadêmica que utiliza os laboratórios de artes em funcionamento naquele local; no prédio da Diretoria de Recursos (DIAREN); no acesso aos laboratórios de química, física, biologia e das salas de idiomas; e nas piscinas do Campus, o que possibilitará, também, o acesso ao ginásio, setor de saúde e demais setores do bloco B.

Essa medida responde à necessidade de adequação às normas de acessibilidade, conforme estabelecido pela NBR-9050/2015 e a outros atos normativos do Ministério da Educação. A decisão pela nova contratação acontece em razão dos problemas ocorridos na execução das obras de acessibilidade do campus, em que a empresa contratada não cumpriu com suas obrigações contratuais e o serviço foi abandonado. Diante disso, a Comissão de Apuração de Irregularidades e Aplicação de Sanções Administrativas às Empresas Contratadas, com o apoio da Procuradoria Jurídica do IFRN, notificou e puniu a empresa contratada, à época, com sanções administrativas, incluindo multas e suspensões de contratações em novos processos licitatórios com o IFRN.

Como parte do projeto, o Campus também realizará a contratação dos serviços de desmontagem das estruturas inacabadas e também dos serviços de engenharia para a construção de estruturas de concreto armado que garantirão a segurança e estabilidade dos novos elevadores.

Nesse sentido, o Campus Natal-Central reafirma o seu compromisso com a inclusão e acessibilidade para toda comunidade escolar.

Palavras-chave:
Acessibilidade Inclusão Elevadores IFRNCNAT Plataforma elevatória

Notícias relacionadas