PROITEC

Objetivo do Programa é reforçar a preparação para o Exame de Seleção

Publicada em 12/03/2020 Atualizada há 12 meses

Isenção do pagamento pode ser solicitada até 17 de março

Os estudantes da rede pública de ensino podem se inscrever, até o dia 2 de abril, no Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC). O Programa consiste em um curso na modalidade a distância com finalidade de preparar os que estão matriculados ou já concluíram o 9º ano, em escolas públicas, para o Exame de Seleção dos cursos técnicos integrados. Os inscritos no ProITEC recebem material didático impresso e vídeo-aulas sobre os temas das provas do Exame de Seleção, além de fazerem uma avaliação.

Inscrições e isenção

Os interessados deverão se inscrever até às 23h59min do dia 2 de abril de 2020, pelo Portal da Funcern. Para realizar a inscrição, é necessário efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 30 (trinta reais). O aluno que não tenha acesso à internet poderá fazer a sua inscrição em qualquer um dos campi do IFRN, em dias úteis, nos horários de funcionamento de acordo com o Anexo I do Edital.

Os estudantes que forem membros de família de baixa renda e comprovem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar a isenção do pagamento no período de 28 de fevereiro a 17 de março de 2020, realizando os seguintes procedimentos:

a) acessar a Área do Candidato (https://inscricoes.funcern.org);
b) preencher o formulário de Requerimento de Isenção, no qual deverá, obrigatoriamente, ser informado o número do NIS DO CANDIDATO no CadÚnico (com 11 dígitos).

ProITEC

O Programa visa ao aprofundamento de aprendizagem de alunos das escolas da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania.  A prova não dá acesso aos cursos do Instituto Federal. Ela serve para avaliar os conhecimentos e preparar os estudantes para o processo seletivo que dá acesso aos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto, o Exame de Seleção. Os estudantes que fazem a prova recebem o certificado de conclusão do ProITEC. De acordo com o edital, poderão participar do ProITEC alunos que

a) estejam regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental em escola da rede pública de ensino e que tenham cursado todas as “séries”, ou “anos” anteriores do Ensino Fundamental, EXCLUSIVAMENTE, em escola da rede pública de ensino.
b) tenham cursado TODO o Ensino Fundamental, exclusivamente, em escola da rede pública de ensino.

Acesse: