Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Inscrições abertas para novo ciclo do projeto Dez Dimensões

Primeiro ciclo do projeto aconteceu no IFRN

Publicada em 12/05/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Estão abertas as inscrições para o evento “Dimensão Estética”, etapa paraibana do ciclo "10 dimensões: diálogos em rede, corpo, arte e tecnologia”, no site www.10dimensoes.net. O evento se realizará nos dias 27 e 28 de maio no XIII FENART (Festival Nacional de Arte) no Espaço Cultural José Lins do Rêgo na cidade de João Pessoa.

“10 Dimensões: diálogos em rede, corpo, arte e tecnologia” é um projeto interinstitucional de parceria entre a UFRN, UFPB, IFRN e FAPERN apoiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Ministério da Cultura. Seu objetivo é incentivar a discussão e divulgação de trabalhos artísticos em novos meios tecnológicos. É a chamada arte e tecnologia, termo usado para definir trabalhos artísticos que se utilizam das novas tecnologias como suporte para sua realização. Assim, serão discutidos desde trabalhos de artemídia, que é a apropriação dos meios de comunicação pelos artistas, passando pela tríade arte-ciência-tecnologia, mais ligado a produção científica, até trabalhos mais ligados a interatividade, na chamada arte cibernética.

As discussões se realizarão por meio de eventos mensais presenciais e telepresenciais que se alternarão entre as cidades de Natal e João Pessoa no decorrer de dois anos. A cada mês será realizado um ciclo que corresponde a uma dimensão a ser analisada por especialistas nas áreas de arte e tecnologia a nível regional, nacional e internacional.

O Brasil é atuante na área de arte e tecnologia, principalmente no espaço da pesquisa universitária, seja por meio de grupos instituídos nas universidades, seja pela participação de artistas e pensadores deste campo no quadro de docentes das universidades. A exibição desta produção e o acesso ao público do país se dão em grandes eventos já consolidados como o FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, MOBILEFEST em São Paulo, Arte.Mov em Belo Horizonte e a Bienal Emoção Art.Ficial em São Paulo.

Tendo em vista o crescente interesse do público nordestino pela produção em arte e tecnologia na região, em especial nos estados que sediam o projeto, este se propõe a criar um canal de fomento e fortalecimento da discussão e do pensamento sobre o tema. Além das conferencias e debates, também prevê a apresentação de trabalhos artísticos nessa área, tendo em vista a escassez de eventos deste tipo na região nordeste.

Em João Pessoa, será realizado o segundo ciclo do projeto, chamado “Dimensão Estética” no qual serão discutidos os fenômenos estéticos sob o ponto de vista histórico, procurando relacionar o fazer artístico e a leitura dos mesmos nos diferentes meios disponíveis. Participarão do evento o critico de arte e pesquisador Paulo Sergio Duarte, o pesquisador e conselheiro do VídeoBrasil Eduardo de Jesus, o pesquisador nas áreas de História da Estética; Filosofia da Arte; Teoria das Artes Visuais e Estética Miguel Gally e o artista plástico José Rufino.

O primeiro ciclo “Dimensão da cultura” aconteceu em abril, no IFRN em Natal e procurou estabelecer um panorama cultural sob o ponto de vista dos meios e tecnologia. Contou com a participação do pesquisador e artista multimídia Milton Sogabe, a pesquisadora Nina Velasco, o pesquisador e músico Didier Guigue e o pesquisador Everardo Ramos.