Robótica
Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Robótica 2025
A Olimpíada é gratuita e voltada para estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico integrado
Publicada por Romana Xavier em 08/04/2025 ― Atualizada em 10 de Abril de 2025 às 12:03
Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2025, uma olimpíada científica que tem como objetivo incentivar o estudo da robótica e estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas. Podem participar estudantes de escola pública ou privada dos ensinos fundamental, médio ou técnico integrado, em todo o território nacional.
As inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas por um professor/tutor de uma instituição de ensino. Em 2024, mais de 190 mil estudantes participaram da OBR.
Os estudantes podem participar em duas modalidades: prática e teórica, nas quais os desafios são adaptados tanto ao público que nunca estudou robótica quanto àqueles de escolas que já têm contato com a robótica educacional.
Modalidade Teórica
A Modalidade Teórica da OBR consiste em provas escritas, aplicadas presencialmente na escola do aluno ou de forma híbrida. Elas são organizadas conforme o nível escolar do estudante, abrangendo seis categorias: do 1º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio e Técnico Integrado.
Cada prova contém até 20 questões, dependendo do nível, e apresenta desafios relacionados à Robótica, que podem ser resolvidos com conhecimentos do currículo básico, como Ciências, Matemática e Linguagens. Neste ano, todos os níveis — exceto o Nível 0 — terão duas fases.
Os melhores desempenhos na modalidade recebem medalhas de ouro, prata, bronze e mérito em nível nacional, além do certificado de Mérito Estadual.
Para estudantes do Ensino Médio e Técnico Integrado, a nota da prova pode ser usada para concorrer às vagas Olímpicas, um processo que permite o ingresso em universidades públicas por meio das olimpíadas científicas, sem a necessidade de prestar vestibular. Outra premiação especial é a participação no MiniCurso OBR: alunos com melhor desempenho em cada estado, que nunca tiveram contato prático com robótica, são convidados a participar de um curso intensivo de quatro dias durante a Etapa Nacional da Modalidade Prática. No minicurso, eles recebem um kit de robótica e aprendem gratuitamente a montar e programar um robô seguidor de linha.
“A OBR é uma porta de entrada para as carreiras científico-tecnológicas, apresentando um mundo de possibilidades aos alunos. A robótica e a programação já fazem parte do nosso dia a dia e se conectam com diversas disciplinas escolares. Participar da OBR desenvolve habilidades essenciais para o futuro, como resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe", afirma Sarah Rossiter, coordenadora nacional da OBR e professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.
Inscrições
Para se inscrever, os professores devem acessar o site da OBR e seguir as instruções do Manual de Inscrição. A OBR 2025 é organizada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte e recebe o apoio da RoboCup Brasil, uma organização sem fins lucrativos, coordenada de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das principais instituições de pesquisa e ensino do país.
CALENDÁRIO DE INSCRIÇÕES
Período de inscrição: Até 01/05/2025
Fase 1 (todos os níveis): 02 a 06/06/2025
Fase 2:
Níveis 1 e 2: 05/08/2025
Níveis 3 e 4: 06/08/2025
Nível 5: 07/08/2025
Minicurso: de 13 a 19 de outubro em Vitória, no Espírito Santo.
Acesse:
Site da Olimpíada Brasileira de Robótica
Modalidade técnica e premiações