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Enem 2023

INEP divulga nota das redações do Enem 2023

Estudante do Campus Natal-Central (CNAT) está entre os alunos Nota 1000

Publicada por Tania Silva em 18/01/2024 Atualizada há 9 meses, 3 semanas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou na manhã de terça-feira, 16 de janeiro, a nota das redações dos candidatos inscritos no ENEM 23. Segundo o órgão, apenas 60 (sessenta) estudantes em todo o Brasil gabaritaram a redação. Desses, 4 (quatro) seriam de escolas públicas. Entretanto, esse resultado tem se mostrado vulnerável à medida em que estudantes têm comprovado a nota máxima na prova do exame. Esse é o caso da aluna Gabriela Larissa de Souza Gurgel, que concluiu em 2023 o curso Técnico Integrado de Administração.

A estudante esteve ontem na direção geral, acompanhada da mãe, Márcia Souza. Na ocasião, foram recebidas pelo professor Jonas Lemos, diretor-geral do Campus Natal-Central, que é sempre com muita alegria que recebe esses resultados. "A conquista de nossos estudantes é de todos nós. Essa formação humana que eles recebem nesta casa de educação é construída por muitas mãos. Desde o profissional que os recebem, todos os dias na portaria, até os profissionais que os preparam para o mundo do trabalho. Da formação humana a profissional", comentou o professor Jonas.

O diretor geral, professor Jonas Lemos, recebe estudante que conseguiu gabaritar a Redação do Enem 2023

Gabriela ingressou na Instituição em 2020, durante a pandemia, momento em que as aulas foram realizadas remotamente. Enfrentou, como tantos outros estudantes, as dificuldades que essa distância física provocou nesse aprendizado. Oriunda de escola privada, a estudante não trouxe somente a angústia daquele momento de pandemia. Havia, também, as incertezas que a mudança provoca na maioria das pessoas e ela não era diferente. Filha única de uma família que sempre vislumbrou a educação como a melhor e única saída para os filhos, a estudante aproveitou todas as oportunidades que lhe foram oferecidas nessa caminhada. Tanto na escola, onde fez o ensino fundamental, quanto no CNAT, Gabriela sempre foi uma aluna diferenciada. Suas notas, segundo sua mãe, Márcia Souza, sempre foram 100 ou aproximadas, o que fez com que ela começasse a batalhar uma bolsa de estudos para a filha. Nessa árdua caminhada, até conseguiu, mas, o sonho, que naquele momento mais parecia dela que da própria filha, era entrar no IFRN. E conseguiu, por duas vezes. Porém só decidiu ingressar no CNAT, em 2020. A partir daquele momento ela abraçou todas as oportunidades que uma escola pública de qualidade pode oferecer ao aluno que tem metas bem definidas. Para ela, não foi fácil enfrentar a distância física da sala de aula, entretanto procurou se adaptar e se reorganizar para essa nova realidade. Quando as aulas presenciais voltaram, ela agarrou todas as oportunidades. Segundo a estudante, os professores foram muito importantes nessa trajetória, especialmente a professora Kalina Paiva que, durante o 3º ano, possibilitou a participação de Gabriela em projetos interessantes que, somados à rotina de estudo, foram fundamentais para essa conquista. "A nota 1000 é sempre um desejo, mas jamais imaginaria ser contemplada com uma surpresa tão emocionante. Esse resultado chegou após muita dedicação e abdicação, então não poderia estar mais grata. Parte disso eu devo ao IFRN, que proporciona um ensino público de qualidade e experiências únicas para o amadurecimento pessoal e profissional dos alunos", declarou Gabriela Gurgel.

Para a professora Kalina Paiva, Gabriela sempre foi uma aluna muito focada, que sempre buscava indicações de livros e filmes para formar todo um repertório. “Ela era uma daquelas alunas que ficam até o final da aula, sempre buscando e questionando. Isso é muito bom. Por trás desse resultado tem toda uma equipe. Na minha sala de aula, Gabriela Larissa participou do Atelier de Textos Acadêmicos e nós contamos com o trabalho da Carol Medeiros, aluna do curso de Letras da UFRN que, naquele momento, estava estagiando em minha sala. Então nós tivemos a ideia de modificar o Atelier de Textos Acadêmicos e adaptar, já que os alunos iam fazer o Enem. Dessa forma, eles produziam redações, a gente corrigia e dava o feedback. E eu agradeço muito a Carol, porque foi um trabalho muito bacana, e os frutos estão aí” comentou a professora.

Gabriela também enfatizou a importância de Carol Medeiros, para esse crescimento e amadurecimento na construção de suas redações. A estudante construía os textos e encaminhava para Carol que, prontamente, corrigia e devolvia. Isso, segundo ela, foi muito importante na melhoria da qualidade de seus textos. Nesse trabalho conjunto, Carolina Medeiros percebeu que os primeiros textos da estudante já possuíam muita qualidade e ela já alcançava notas entre 880 a 940. Dessa forma, iniciou junto com Gabriela, um trabalho atencioso de aprimoramento textual. “Gabi era extremamente dedicada e buscava entender quaisquer desvios apontados nas correções para aperfeiçoar suas redações e chegar à nota mil. Nas últimas semanas, anteriores ao exame, a aluna me mandava dois a três textos por semana para correção, sempre me buscando para esclarecer dúvidas e trocar ideias sobre a prova e alguns possíveis temas. Gabi sempre demonstrou ser uma aluna muito esforçada e dedicada ao aprendizado. Após acompanhá-la de perto, nesse preparatório, posso afirmar que a nota máxima na redação do Enem foi o resultado de um ano do empenho exemplar, por parte de Gabi, em busca dos seus sonhos”, afirmou Carol.

O resultado da prova de redação do Enem é uma etapa fundamental, pelo peso significativo na nota final dos candidatos, momento em que suas habilidades na escrita, argumentação, análise crítica e domínio da língua portuguesa, são testados. O tema da redação é sempre atual e aborda questões relevantes da sociedade, visando estimular a reflexão e o debate sobre temas importantes. A prova busca avaliar não apenas a capacidade de escrita do candidato, mas também seu conhecimento sobre o tema proposto, sua capacidade de argumentação e a forma como ele utiliza recursos linguísticos para desenvolver seu texto.

O Enem é uma porta de entrada para que estudantes mostrem suas habilidades e conquistem boas notas, de forma a abrir portas para ingresso em bons cursos de excelentes universidades e programas de ensino superior. Possibilita, também, o acesso aos programas de financiamento estudantil, como o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).