NOTA

IFRN se posiciona contra ausência dos Institutos Federais no resultado do ENEM 2015

Pró-Reitoria de Ensino da Instituição divulgou nota sobre o assunto. Conif também se posicionou.

Publicada em 05/10/2016 Atualizada há 1 ano

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ddivulgou hoje (4) o “Enem 2015 por Escola”, através do qual apresenta as médias alcançadas pelas escolas no Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2015. Para a surpresa das Instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, ao contrário de anos anteriores, as médias alcançadas por elas não foram publicadas. Poucos foram os campi dessas instituições, ofertantes de ensino médio integrado ao técnico, que apareceram na lista. Em razão disso, a Pró-Reitoria de Ensino do IFRN (Proen) divulgou uma nota em que se posiciona contra tal ausência. Confira:

Resultado dos IFs no Enem 2015

De acordo com informações divulgadas pela imprensa do Espírito Santo, o INEP não considerou as notas dos Institutos Federais na divulgação dos resultados do Enem 2015.

Nós do IFRN, em frontal discordância com a decisão, consideramos que os cursos da nossa Instituição, ofertados de forma integrada ao Ensino Médio, constituíram-se historicamente como referências à nossa sociedade e ao nosso país, com qualidade atestada há 107 anos, devendo, portanto, serem assim considerados em todas as esferas governamentais e sociais.

Entendemos que tais notas devam ser publicizadas, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores, em que sempre fizemos parte da divulgação, dentro da legalidade, já que o Ensino Médio que ofertamos, integrado à formação técnica, é considerado regular, nos termos da Lei nº. 11.892/2008, que criou os Institutos Federais.

Causa-nos indignação o tratamento dado à Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e principalmente à sociedade a que servimos, dado que sempre demonstramos melhoria nos índices de desenvolvimento que apresentamos junto às comunidades em que nos fixamos como Casa de Educação. Tal fato nos leva a uma busca de maior diálogo com o MEC, para mudar essa situação e esclarecer os que sempre acreditaram na formação cidadã e de qualidade socialmente referenciada que invariavelmente ofertamos ao Rio Grande do Norte.

Pró-Reitoria de Ensino do IFRN