Reconhecimento Internacional
IFRN recebe comenda internacional espanhola
Título foi concedido à Instituição e à docente Clarice Barreto por qualidade de ensino do Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Publicada por Romana Xavier em 29/12/2023 ― Atualizada há 10 meses
Nesta última quarta-feira, o Conselho Geral de Relações Industriais e Ciências do Trabalho, por proposta da Comissão de Honras, Distinções e Recompensas deste Conselho Geral, através de reunião em Madrid, realizada em outubro de 2023, concedeu ao "Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) o Título de membro honrado do Conselho Geral e Membro do Capítulo do Cruz de Serviços Distintos".
Na ocasião do recebimento da comenda, em Natal, estavam presentes o Reitor do IFRN, o professor José Arnóbio de Araújo Filho, o Diretor do Campus Natal-Central, professor Jonas Lemos e a professora Clarice Guilherme Barreto. A docente recebeu o prêmio "Professor Dr. D. Rafael Ruiz Calatrava", em reconhecimento a sua extraordinária carreira profissional e a seus trabalhos, em prol da Segurança e Saúde Laboral, no âmbito de sua atuação na Engenharia de Segurança do Trabalho. A professora Clarice Barreto também foi homenageada pela Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho- ANEST, pelo seu trabalho frente à presidência da Comissão Técnico-Científica do CONEST BRASIL, e pela promoção, difusão e implantação da Engenharia de Segurança do Trabalho no âmbito de sua atuação.
De acordo com a comenda, a concessão da homenagem "Leva em consideração os méritos excepcionais que competem a esta distinta instituição pelo seu trabalho de formação, ensino e investigação e pela aplicação de uma metodologia educativa a distância para abordar o desenvolvimento sustentável baseado no método científico no seu âmbito de acção, este diploma é emitido e concede honras e o uso das medalhas e insígnias correspondentes, conforme estabelecido nos artigos correspondentes do Regulamento de Honras e Recompensas".
Segundo o reitor do IFRN, para o IFRN é como "Sair dos muros da Instituição e mostrar a outros países o reconhecimento internacional da qualidade do trabalho desenvolvido pelo Curso Técnico Subsequente de Segurança do Trabalho, cujo curso Integrado virá em 2025". De acordo com o diretor do CNAT, "A comenda é a confirmação desse reconhecimento que é desenvolvido no curso por professores de Segurança, ao longo desses últimos anos, junto à Associação de Segurança Regional e Nacional e junto aos alunos dos cursos técnicos e também com as Engenharias e Especialização. É a consolidação da verticalização do ensino".