RESGATE HISTÓRICO

IFRN realiza exposição virtual integrada à programação da 6ª Semana Nacional dos Arquivos

Exibição reúne registros do Instituto nos Jogos Estudantis Brasileiros do Ensino Médio (Jebem) de 1972

Publicada em 06/06/2022 Atualizada há 1 ano

Delegação da ETFRN desfilou na abertura dos Jogos, em 1972, no antigo Estádio Castelão.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realiza, de 6 a 10 de junho, a exposição virtual “Esporte escolar e identidade institucional: histórias, disputas e conquistas da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) nos VII Jebem (1972)”. A atividade faz parte da 6ª Semana Nacional dos Arquivos e acontece através do Instagram

A exibição rememora, por meio de fotografias, documentos e entrevistas com professores e ex-atletas, os 50 anos da 7ª edição dos Jogos Estudantis Brasileiros do Ensino Médio (Jebem). Discute, ainda, o papel dessas competições na construção da identidade da ETFRN, bem como a relação entre o esporte escolar praticado entre as décadas de 1970 e 1980 e a disciplina Educação Física.

Arilene Lucena, coordenadora da exposição, conta que “a exposição visa dar visibilidade ao acervo do Arquivo do IFRN, que guarda a documentação de valor histórico do IFRN desde a Escola de Aprendizes Artífices de Natal”. A coordenadora ainda afirma que o acervo é um dos maiores patrimônios do Instituto.

“A importância da exposição reside no fato de que a gente só preserva aquilo que a gente conhece e com o qual se identifica”, afirma Arilene. “Nosso intuito é despertar a comunidade escolar e o público em geral para valorizar o Arquivo como lugar de memória institucional”, completa.

IFRN nos Jogos Estudantis Brasileiros do Ensino Médio

Os Jebem eram realizados pelas escolas técnicas do país desde 1966. Em 1972, a ETFRN, atualmente IFRN, promoveu o evento, apontado, à época, como a maior competição esportiva escolar já sediada em Natal, cuja abertura ocorreu no antigo Estádio Castelão, inaugurado naquele mesmo ano.

Exposição virtual no Instagram

servidores