IFRN participa de evento empresarial internacional

Publicada em 17/11/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A “Quinta Cumbre Empresarial AméricaLatina-China” acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro, em Lima, no Peru e temcomo pauta o “Crescimento inclusivo: Nova etapa nas relações China-AméricaLatina”. O evento contará com a participação do IFRN, por meio da professora ElisângelaMeireles, do curso de Comércio Exterior. Trata-se de um convite do Ministériodas Relações Exteriores do Peru, em evento promovido com o ConselhoChinês para a Promoção do Comércio Internacional.

O encontro tem o objetivo de promover umamaior interação entre os países latino-americanos, possibilitando oportunidadesde intercâmbio empresarial desses países com a China, líder no rankingeconômico dos países emergentes. No evento serão abordados aspectos tais como:potenciais, oportunidades e competitividade latino-americana; balanço da atualconjuntura global; preços de commodities, Copa Mundial e Olimpíadas na AmáricaLatina; Sustentabilidade e Cooperação.

Além do evento, a professora e colegasserão recebidos no dia 22 na Embaixada do Brasil, em Lima, pelo Ministro PedroDalcero, onde ouvirão exposição sobre as ações de cooperação doBrasil e Peru. No dia 23, ela estará em Cusco, onde participará da “MiércolesEmpresarial”, evento promovido pela Câmara de Comércio em Cusco, em comemoraçãoao “Mês do Exportador”. “Eventos dessa natureza constituem-se emimportantes oportunidades de interação e conhecimento” comentou ElisângelaMeireles.

A professora também destaca arelevância de países latino-americanos na agenda mundial de curto e médioprazos, bem como, em estratégicos projetos desenvolvimentistas de longoprazo. A esse contexto soma-se a importância que o Brasil possui como umdos líderes dos países emergentes, em âmbito mundial. “Todos os paíseslatino-americanos, com suas respectivas relevâncias são chamados ainteragir e fortalecer a corrente do comércio internacional”, explicaElisângela. “Em cenário de instabilidade e crise econômica, em âmbito mundial, trata-sede uma oportunidade ímpar aos países participantes, para sintonizar e alinharentre si, ações promissoras”, acredita.