IFRN ganha três medalhas de ouro na OBMEP

Ao todo 27 estudantes de vários campi receberam medalha

Publicada em 17/12/2009 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foram trêsmedalhistas de ouro, cinco de prata e dezenove de bronze. Vinte e seteestudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) saíram com medalhasdas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, nível 3 (ensinomédio). Além destes, 53 receberam menção honrosa na OBMEP. “Isto significa quenossos alunos estão entre os 400 melhores estudantes do país”, disse o professorde matemática Antônio Roberto da Silva, responsável pelas Olimpíadas deMatemática no Campus Natal-Central. Veja a lista completa abaixo.

Eles receberammedalhas e agora os alunos receberão uma Bolsa de Iniciação Científica Jr., doCNPq, para assistir aulas todos os sábados no Campus Natal-Central, e estudarãoao lado dos outros classificados norte-riograndenses. O material didático seráfornecido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Além dos livros,os alunos receberão treinamento e alimentação, tudo pago pelo Governo Federal,além de uma bolsa simbólica mensal no valor de R$ 100.

Exemplos de perseverança

O professorAntônio Roberto conta que se sente impressionado com o desempenho dosestudantes do IFRN. “Todas as sextas-feiras, das 13h30 às 15h, a gente se reúnecom eles para discutimos assuntos polêmicos, tirar dúvidas e aprender mais oconteúdo de matemática. Nestas ocasiões eu percebo alguns exemplos deperseverança. Apenas para citar alguns, Rafael Alves Pinheiro, por exemplo,sempre faz colocações inteligentes, tem raciocínio lógico e boa dedução, ouseja, é um estudante com pensamento muito bem concatenado”.

“Outro deles,Álvaro Tavares, é tricampeão nesta Olimpíada. Na sua casa, ele não é o únicobom exemplo não. Sua irmã, que está no oitavo ano do ensino fundamental, tambémrecebeu medalha. O que mais arrepia a gente é descobrir a origem humilde destesjovens com futuro brilhante. Estes dois meninos vieram de escolas públicasmunicipais, sempre incentivados pelos pais, um pedreiro e uma professora.Pessoas que valorizam e incentivam a educação dos filhos”, revela. “É por estee por outros motivos que, em sala de aula, com nossos alunos, muitas vezes mesinto um estudante, só que mais experiente. Aprendo muito eles, que são brilhantes”.

MEDALHAS DE OURO

ÁLVARO TAVARES DE OLIVEIRA(NATAL-CENTRAL)

ITANILDO AUGUSTO DANTAS(NATAL-CENTRAL)

RAFAEL ALVES PINHEIRO(NATAL-CENTRAL)