CIÊNCIA
Professores do Campus Natal-Central integram equipe do INCT CERN-Brasil
Glória Albino e Amadeu Albino são únicos professores de um Instituto Federal brasileiro a integrarem o grupo
Publicada por Davi Silva em 16/11/2023 ― Atualizada há 11 meses, 4 semanas
O IFRN é o único Instituto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a contar com integrantes participantes do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Física de Altas Energias (INCT CERN-Brasil). Os dois membros da equipe são os professores Amadeu Albino Júnior e Maria da Glória Fernandes do Nascimento Albino, docentes do Campus Natal-Central com larga experiência em coordenação de projetos de extensão em divulgação científica.
Anunciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2023, o INCT CERN-Brasil foi criado com o objetivo de prestar suporte às atividades dos grupos brasileiros nos quatro grandes experimentos do Large Hadron Collider (LHC), ALICE, ATLAS, CMS e LHCb, que é o maior acelerador de partículas já construído, e no experimento ALPHA - todos localizados no laboratório internacional CERN.
"A participação nesse instituto é um reconhecimento aos trabalhos de divulgação científica que desenvolvemos aqui no Campus Natal-Central desde 2012, em parceria com grandes Centros de Pesquisa como o CERN, localizado em Genebra, na Suíça, bem como o LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas), que fica em em Lisboa, Portugal", disse o professor Amadeu Albino, que destacou também as parcerias que a UERJ e a UFRN firmaram junto ao IFRN.
Para Glória Albino, cooperações dessa magnitude podem trazer uma grande contribuição para a formação acadêmica entre os integrantes envolvidos, refletindo diretamente nas instituições. "Sendo a Ciência parte da cultura humana, essas relações com grandes centros de pesquisa permitem que o conhecimento científico chegue a todos e em todos os lugares, possibilitando a formação de indivíduos mais conectados com a realidade capazes de interferirem de forma positiva em seu meio", refletiu.