Acorde de Cooperação
IFRN e Tribunal de Contas do Estado do RN firmam Acordo de Cooperação Técnica
O evento aconteceu na sede do TCE-RN
Publicada por Tania Silva em 07/02/2024 ― Atualizada há 9 meses
Aconteceu na tarde de ontem, 6 de fevereiro, o ato simbólico de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN e o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), assinado em dezembro de 2023.
O documento prevê que o Campus possa movimentar, em caráter permanente, com troca de responsabilidade, equipamentos energéticos e de processamentos de dados, doados pelo Tribunal, com o objetivo de recuperá-los para serem doados às instituições públicas de ensino municipais e estaduais.
Na ocasião, estiveram presentes o Reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo Filho, a Diretora de Extensão, Brenda Camilli Alves Fernandes, representando o Diretor Geral do Campus Natal-Central, professor Jonas Eduardo Gonzalez Lemos, o Coordenador do Projeto, Alessandro Pontes Cavalcanti e o Conselheiro Presidente do TCE, Antônio Gilberto de Oliveira Jales, além de servidores do Tribunal e do CNAT.
Para o professor Alessandro Pontes, coordenador e idealizador do projeto: “Muitas vezes essas atualizações resultam em uma grande quantidade de equipamentos sem serventia para aquelas instituições, mas em condições de reaproveitamento para serem utilizadas por outras de menor porte, como escolas públicas estaduais, municipais ou até mesmo filantrópicas”. Assim, o projeto não só consiste no recondicionamento destes equipamentos para doação como também ajudar a redução do “lixo digital”, tão comum nos grandes centros”.
Ainda durante o evento, o Conselheiro Presidente do TCE-RN se mostrou muito satisfeito com o Acordo de Cooperação firmado, com vigência de 5 (cinco) anos, uma vez que proporciona conhecer não só o destino da doação, como também o ciclo completo (recebimento, recondicionamento, doação) do trabalho realizado.