IFRN e TJRN assinam Convênio de Cooperação Técnica em Pesquisa e Extensão em TI

Parceria entre as instituições foi firmada no último dia 12

Publicada em 11/12/2020 Atualizada há 1 ano

No último dia 12 de novembro, foi assinado o termo de cooperação técnico-científico entre o Tribunal de Justiça do estado do Rio Grande do Norte (TJRN) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

O acordo de cooperação prevê o desenvolvimento dessas atividades acadêmicas por meio das ações do LaTARC Research Lab, laboratório atuante nas áreas de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) em Tecnologias de Redes de Computadores do IFRN/CNAT. Segundo o Prof. Felipe Dantas Silva, Coordenador Geral do LaTARC, a cooperação técnica com o TJRN representa uma grande oportunidade para introduzir as soluções desenvolvidas pela equipe do laboratório na indústria, favorecendo o rápido aprimoramento das novas técnicas e a maximização do seu impacto no mercado.

A cooperação terá início com o projeto RdP-DDoS - Rede de Proteção Contra Ataques de Negação de Serviços, que visa estabelecer estratégias de proteção dos dados e a disponibilidade dos serviços de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário contra as ameaças cibernéticas da atualidade, mitigando o impacto de eventuais ataques à segurança da informação. Segundo o Prof. Francisco Sales de Lima Filho, coordenador do projeto RdP-DDoS, os ataques massivos aos sistemas de TI são uma ameaça global, um grande desafio que deve ser enfrentado com esforço conjunto entre a academia e a indústria, com o objetivo de encontrar soluções viáveis em curto e médio prazo.

Desde sua fundação, em 2015, a equipe do LaTARC já conta com 29 artigos publicados em periódicos e anais de conferências nacionais e internacionais, 8 registros de propriedade intelectual emitidos pelo INPI e 26 projetos executados, entre pesquisa e extensão acadêmica.

Dentre os principais parceiros do LaTARC estão o "REGINA Lab", da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o "Network Research Group (NRG)", da Saint Louis University (USA), cuja cooperação foi firmada recentemente.

Para mais informações sobre o LaTARC, acesse o site do laboratório ou através dos perfis no Instagram e no LinkedIn.

extensao