TECNOLOGIA

IFRN e Instituto Eldorado firmam parceria para “HackaTruck MakerSpace”

Iniciativa capacitará alunos da área de Tecnologia da Informação

Publicada por Tania Silva em 29/08/2024 Atualizada há 2 semanas, 4 dias

Firmado entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Instituto de Pesquisas Eldorado, acordo de cooperação técnica marca o lançamento do projeto “Hacka Truck MakerSpace”. A iniciativa visa capacitar estudantes de cursos de graduação na área de Tecnologia da Informação.

Em consonância com a crescente demanda de mercado, o Campus Natal-Central possui atualmente dois cursos na referida área: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Redes de Computadores. As vagas do projeto serão preenchidas por estudantes desses cursos e, caso haja vagas remanescentes, serão destinadas também aos cursos de graduação em Tecnologia da Informação de outros campi do IFRN.

O projeto oportunizará aos alunos do IFRN o aprofundamento de habilidades e a preparação para os desafios do futuro tecnológico. A expectativa é que, para além da capacitação dos estudantes, haja também o fomento à inovação e ao empreendedorismo na área.

A iniciativa, que acontece de agosto até novembro de 2024, será realizada em uma unidade móvel adaptada, permitindo que as aulas sejam ministradas de forma presencial e remota, conforme a necessidade. O HackaTruck MakerSpace objetiva atender até 56 alunos, divididos em duas turmas, com carga horária total de 100 horas de capacitação.

O objetivo do acordo é incentivar e reforçar a vocação de alunos em tecnologia, reduzindo a carência de profissionais qualificados em tecnologia móvel. Os alunos vivenciarão a capacitação através de um processo criativo para o desenvolvimento de protótipos de aplicativos e/ou soluções utilizando as tecnologias mais atuais de IoT e serviços cognitivos em nuvem.

De acordo com o plano de trabalho, o Instituto Eldorado será responsável por ofertar os cursos, material didático e certificados de conclusão para os alunos que alcançarem desempenho satisfatório. A iniciativa busca não apenas formar profissionais qualificados, mas também estimular a criatividade e a inovação entre os estudantes, preparando-os para o mercado de trabalho em um setor com rápida expansão.

Plano de Trabalho