COINTER
IFRN/CNAT sediará eventos internacionais do Programa Despertando Vocações
Em paralelo haverá Jornada de Licenciaturas e Seminário do PIBID
Publicada em 07/11/2017 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 21:49

Reconhecidos pela qualidade do ensino e excelência da estrutura oferecida aos alunos, os Institutos Federais enfrentam hoje uma realidade comum não tão positiva: o aumento da evasão, atribuído a inúmeros fatores, internos e externos. A fim de promover o interesse de crianças e jovens por carreiras profissionais em áreas específicas, o IFPE/Campus Vitória de Santo Antão pôs em prática um projeto que já conquistou a adesão de diversos IFs e universidades estrangeiras: o Programa Internacional Despertando Vocações (PDV).
O projeto piloto começou em 2014, tendo como foco alunos do ensino médio das escolas do entorno do próprio Campus Vitória. Esse projeto que visava desmistificar o ensino de química, atraindo os estudantes secundaristas para o curso de licenciatura em Química, ministrado pela instituição. De acordo com a profa. Kilma Viana, até pouco tempo, era necessário fazer quatro ou cinco chamadas de candidatos aprovados para fechar o quadro de matrículas ofertadas e, atualmente, completa as vagas na primeira convocação.
Segundo o professor Erick Viana, que coordena o PDV juntamente com a professora Kilma, ambos do IFPE, outra resposta obtida no Campus Vitória pelo Programa Internacional Despertando Vocações foi o aumento de 42% no ingresso de filhos de agricultores nos cursos da área de ciências agrárias daquele Instituto Federal rural.
Para democratizar experiências desse tipo e promover o intercâmbio institucional, o Programa Despertando Vocações vai realizar, de 4 a 8 de dezembro, no IFRN/Campus Natal-Central, três Congressos Internacionais (COINTER) reunindo três áreas distintas: o IV COINTER das Licenciaturas, o II COINTER das Ciências Agrárias e a primeira edição do COINTER de Gestão e Tecnologias.
Com o tema geral “Políticas Educacionais e suas Interfaces: Desafios e Perspectivas na Construção de Sociedades Sustentáveis”, o COINTER 2017 conta com 1.400 participantes inscritos, mais de 1.300 trabalhos submetidos e palestrantes dos Institutos Federais e outras universidades públicas do Nordeste e convidados procedentes de nove países (Brasil, Argentina, Chile, Peru, Espanha, Luxemburgo, México, Nicarágua e Senegal).
A abertura solene, no dia 4/12, às 8h30, o credenciamento e as atividades do primeiro dia do evento vão acontecer no Praiamar Natal – Hotel & Convention, em Ponta Negra. A partir do dia 5, os eventos terão continuidade em diversos ambientes do Campus Natal-Central do IFRN.
Além das conferências, mesas redondas, minicursos e oficinas do COINTER, o Congresso de Gestão e Tecnologias terá também uma maratona de programação – a Hackatton – com mais de 50 competidores.
Em paralelo ao COINTER, o Campus Natal-Central do IFRN realizará o II Seminário do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), coordenado pela professora Andreza Tavares, e a 2ª Jornada das Licenciaturas, que tem à frente os professores Maria Velasco e Wharton Martins. Estes eventos contam com o apoio da Diretoria Acadêmica de Ciências (DIAC), por meio da Coordenação de Ensino Superior (COESUP), a cargo do professor Valdileno Vieira.
Programação
- COINTER das Licenciaturas
- COINTER de Ciências Agrárias
- COINTER de Gestão e Tecnologias
Site do PDV: programadespertandovocacoes.com
- Palavras-chave:
- ensino