Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ENSINO

IFRN anuncia 3.192 vagas em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

São ofertadas 396 vagas para o Campus Natal-Central

Publicada em 10/09/2021 Atualizada há 1 ano

Inscrições vão de 15 de setembro até 21 de outubro de 2021.

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Proen/IFRN) torna público, nesta sexta-feira, 10 de setembro, o Edital nº 41/2021 referente ao processo seletivo para Cursos Técnicos de Nível Médio na modalidade Integrada. O processo seletivo, conhecido como Exame de Seleção, destina-se aos candidatos que estejam cursando o nono ano do Ensino Fundamental, em escolas públicas ou privadas.

Ao todo, são ofertadas 3.192 vagas, distribuídas pelos 20 campi do Instituto, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2022. A execução das etapas do processo seletivo ficará sob a responsabilidade da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern).

Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN oferta 396 vagas, distribuídas entre os cursos de: Edificações (72); Controle Ambiental (72); Geologia (36); Mineração (36); Administração (36); Informática para Internet (36); Manutenção e Suporte em Informática (36); Eletrotécnica (36) e Mecânica (36).  

Processo seletivo

O processo seletivo é aberto a portadores de certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou curso equivalente e abrangerá conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática e produção textual.

A seleção será realizada através da aplicação de provas presenciais. O Edital, porém, explica que, em caso de inviabilidade da aplicação das provas presenciais, dadas as condições sanitárias causadas pela pandemia da Covid-19, a seleção poderá ocorrer através da análise do histórico escolar do Ensino Fundamental dos candidatos.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente de forma on-line, na Área do Candidato, por meio do endereço eletrônico https://inscricoes.funcern.org, no período das 14h do dia 15 de setembro até o dia 21 de outubro. No formulário de inscrição, os interessados deverão informar o número do documento de identificação oficial com foto e do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Serão considerados documentos de identificação: Carteira de Identidade, Carteira Profissional, Passaporte ou Carteira de Habilitação na forma da Lei nº 9.503/97. O documento destaca que os candidatos com Carteira de Identidade Infantil serão submetidos à identificação especial, na qual será realizada identificação por escrita.

Os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30,00 até o dia 22 de outubro de 2021. Para gerar o Boleto de Pagamento, será necessário acessar a Área do Candidato e selecionar a opção “Boleto”, que irá gerar o boleto bancário em formato PDF.

O período para requerimento da isenção da taxa vai de 15 de setembro a 3 de outubro deste ano. Para realizá-lo, o candidato deverá acessar a Área do Candidato e preencher o formulário de Requerimento de Isenção, informando o número do NIS no Candidato no CadÚnico (com 11 dígitos). O resultado preliminar do requerimento será divulgado no dia 7 de outubro. Já o resultado final será anunciado no dia 14 do mesmo mês.

Resultados

O resultado das provas de múltipla escola (Língua Portuguesa e Matemática) será divulgado no sítio do IFRN, do Campus Natal-Central e da Funcern, no dia 27 de dezembro de 2021. No dia seguinte, 28 de dezembro, serão divulgados os candidatos que terão sua produção textual corrigida. O Resultado Final do processo seletivo será anunciado no dia 24 de janeiro de 2022.

Acesse

Edital nº 41/2021

Área do Candidato

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas