Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IFRN abre as portas para projeto Toca Viola

Evento, aberto ao público, valoriza violeiros

Publicada em 08/06/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Viola sertaneja, nordestina, cabocla, cantadeira, brasileira. Ela é conhecida por vários nomes em todo o Brasil e se tornou o símbolo da música sertaneja de origem. Para valorizar o instrumento e os violeiros, começa nesta quinta-feira, 10 de junho, das 17hs às 20hs, o projeto Toca Viola. A iniciativa tem por objetivo a inserção da viola caipira na prática musical do Campus Avançado da Cidade Alta do IFRN. Na ocasião, haverá cinco apresentações de violeiros, entre elas a dos músicos Marcelo Othon e Ulisses Matheus.

O projeto será desenvolvido no hall da cafeteria do Campus do IFRN na Cidade Alta, que fica na Av. Rio Branco, 743, centro de Natal. A entrada é franca. O projeto vai ser executado pela direção do campus, em parceria com os violeiros convidados.

Mais sobre a viola caipira

A viola é um instrumento de raízes folclóricas, religiosa e muito apreciada nas tradições rurais, o que lhe granjeia o status de verdadeiro ícone na formação da identidade nacional brasileira. O projeto que começa a ser executado essa semana tem objetivo de atender uma plateia apreciadora da boa musica popular brasileira, que por vários motivos não dispõe de um espaço que proporcione o contato com esse instrumento musical.

“Em nossa história, a viola caipira enfeixa a metáfora da luta pela realização das mais legítimas aspirações de justiça de nosso povo, do ter ‘voz e vez’, do mostrar o seu valor, nas canções dos luminares do movimento musical de protesto”, descreve o professor Lerson Fernando, que dirige o Campus Avançado da Cidade Alta, citando os exemplos de Geraldo Vandré (Disparada), Edu Lobo (Ponteio) e Marcos Valle (Viola Enluarada).

Serviço

Abertura do projeto Toca Viola, com Marcelo Othon e Ulisses Matheus, entre outros artistas
Nesta quinta (10), das 17h às 20h, na cafeteria do Campus Avançado da Cidade Alta do IFRN - Av. Rio Branco, 743, centro de Natal.