Oportunidade
iFocus: plataforma abre caminhos para Rede Federal
Projeto de Extensão cresce com apoio da SECADI/MEC e ganha destaque em encontro com o Ministro da Educação
Publicada por Romana Xavier em 18/09/2025 ― Atualizada em 18 de Setembro de 2025 às 07:43
Em um mundo onde a informação transborda, mas nem sempre guia, nasceu no Campus Natal-Central do IFRN uma bússola digital: o iFocus – Plataforma Educacional Preparatória para Ingressar no Instituto Federal. Criado em agosto de 2024, o projeto de Extensão surgiu da inquietação de alunos que já haviam atravessado os desafios do exame seletivo e sentiram, na pele, a ausência de um material confiável para se preparar.
Ontem, 16/09, a trajetória do iFocus ganhou ainda mais visibilidade. Durante encontro em Brasília, o Ministro da Educação, Camilo Santana e a secretária Zara Figueiredo da SECADI/MEC conversaram com os estudantes aprovados em Institutos Federais pelo programa Partiu IF. O programa apoia alunos do 9º ano com bolsas mensais, aulas e atividades de recuperação das aprendizagens. Na ocasião, o iFocus esteve em pauta como iniciativa que dialoga com a mesma proposta: abrir caminhos para que mais jovens tenham acesso, apoio e condições de ingressar na Rede Federal.
Hoje, o iFocus não é apenas um projeto: é uma proposta em movimento, que cresce com o apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC) e avança para se tornar referência em todo o país. Gratuita, acessível e desenhada especialmente para estudantes do 9º ano interessados em ingressar nos cursos técnicos integrados, a plataforma tem como prioridade aqueles que não podem custear um curso preparatório privado, vivem longe dos centros urbanos ou conciliam estudo com responsabilidades familiares.
Dentre os principais benefícios do projeto estão: Democratizar o acesso à preparação para os exames de seleção de ingresso aos cursos técnicos integrados dos Institutos Federais; Proporcionar recursos que permitam aos estudantes superar suas lacunas educacionais; Elevar os índices do SAEB de Língua Portuguesa e Matemática; Elevar os índices do IDEB; Garantir o acesso a mecanismos preparatórios a distância para regiões afastadas dos centros urbanos que possuem acesso a internet e dispositivos móveis; Estimular o acesso, a permanência dos estudantes nos cursos técnicos articulados ao Ensino Médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; Garantir a preparação a estudantes em situações socioeconômicas vulneráveis, bem como grupos prioritários, além de promover a divulgação em suas redes de comunicação com dicas de estudos, ferramentas auxiliares e informações sobre a plataforma como forma do aluno entender como funciona o processo de aprendizado.
A equipe que sustenta essa iniciativa é formada pelos estudantes João Pedro Araujo, João Roberto Chaves, Rodrigo de Oliveira, João Vinicius Silva, Murillo Viniz, Marya da Sylva, Laura Luna, Victor da Silva, Gabriel de Sousa e Gabriela Martinho, sob orientação dos professores Danielle Freitas e Alexandre Gomes. Em breve, mais de 47 novos colaboradores — coordenados pelo professor Wagner de Oliveira, Diretor da DEAD do Campus Natal-Zona Leste — somarão forças para ampliar o acervo de conteúdos didáticos disponíveis na plataforma.
Segundo a professora Danielle Freitas, a metodologia envolve análise de dados, definição de requisitos, arquitetura da informação, implementação de funcionalidades e implantação em testes, além da produção de materiais para redes sociais que apresentam dicas de estudo e informações sobre o processo seletivo. O diferencial está em trazer uma solução inovadora e acessível, democratizando a educação de qualidade especialmente voltada para o exame de seleção dos institutos federais.
Inspirado na experiência de quem já trilhou o caminho até o IFRN, o iFocus surge como um mapa digital para orientar a jornada de quem sonha em fazer parte da Rede Federal. Uma ferramenta que transforma obstáculos em rotas possíveis, ampliando a presença da educação pública em territórios antes distantes e reafirmando o compromisso do Instituto com a democratização do conhecimento.
- Palavras-chave:
- ifocus Plataforma Educacional IFRN DIREX CNAT