IFES publica Edital de fomento a projetos tecnológicos para Rede Federal de Ensino

Iniciativa estimula a Economia 4.0 através do incentivo a projetos de iniciação científica e tecnológica

Publicada em 06/07/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) publicou, no último dia 19 de junho, o Edital 03/2020. O edital, que é voltado para a seleção de projetos direcionados à promoção da iniciação tecnológica com foco na economia 4.0, é aberto às autarquias da Rede Federal de Educação. Dessa forma, podem participar do processo seletivo servidores e estudantes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

O principal objetivo da iniciativa é apoiar o desenvolvimento de projetos da Rede Federal voltados à formação de estudantes do Ensino Médio Técnico ou Médio Regular assim como dos anos finais do Ensino Fundamental das redes públicas, especialmente no que se refere às habilidades relacionadas às novas tecnologias no contexto da economia 4.0 .

Dentre as metas específicas do Edital, estão: estimular a iniciação e extensão tecnológicas, incentivar a participação de servidores e estudantes da Rede Federal em projetos de iniciação tecnológica voltados a alunos do Ensino Médio Técnico, Médio Regular e dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas públicas. Além disso, o edital visa também à formação cidadã, habilitando os envolvidos a atuarem de forma criativa e tecnológica no mercado de trabalho e em suas comunidades.

As inscrições das propostas são realizadas através de sistema eletrônico, e os documentos solicitados devem ser enviados por esse sistema. Não serão aceitos documentos por e-mail ou por outra forma de envio, nem em data posterior ao período de inscrições. O link para submissão dos projetos e inscrição é o seguinte  https:// ifes22.setecalo.nei.br/  As equipes candidatas devem ter, no mínimo, 1(um) coordenador, 1(um) multiplicador, 1(um)  monitor e 1 (um) instrutor. As inscrições, que começaram no dia 19 de junho, seguem até 09 de setembro de 2020. A divulgação do resultado preliminar das propostas será no dia 23 de setembro. Após o prazo para a interposição de recursos, será publicado o resultado final da etapa I, no dia 30 de setembro.

Após o resultado final da etapa II, o cronograma do Edital determina o inicio das atividades no dia 09 de novembro de 2020. Todas as informações relacionadas à seleção serão divulgadas no seguinte endereço:  https://www.ifes.edu.br/chamadas-publicas