Educação a Distância

I SEMEAD teve início com palestra sobre a Institucionalização da EaD

Jean Marc Mutzig abordou a importância do ensino a distância e seus desafios

Publicada em 28/11/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Solenidade de abertura do I SEMEAD. Foto: Émille Araújo.

A abertura do I Seminário Internacional de Educação a Distância (SEMEAD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) contou com a palestra de Jean Marc Georges Mutzig, coordenador geral da CGIE-DED/CAPES. Ele tratou das necessidades e desafios da Institucionalização da Educação a Distância, explicando como funciona o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e ressaltando a importância da qualidade no ensino a distância, mas também na educação em geral.

“A principal finalidade da UAB é ter no ensino a distância um meio de ampliar a oferta de educação superior”, comentou Jean Mutzig.  Por meio deste sistema UAB é possível formar profissionais da Educação Básica, com uma formação inicial em licenciaturas, além da formação em cursos de pós-graduação, como os mestrados profissionalizantes.

O I SEMEAD se propõe a ser um espaço para diálogos acerca da EaD no país, a partir do tema "Os Desafios da Institucionalização". O seminário se organiza em cinco linhas temáticas que procuram observar  os desafios da institucionalização sob várias perspectivas, tais como os Modelos de Gestão em EaD: Experiências, Modelos Pedagógicos em EaD, Legislação e Institucionalização, Formação da equipe multidisciplinar nas Instituições e Experiências em EaD.

Na ocasião da solenidade de abertura, Ana Judite de Medeiros e Roderick Fonseca, professores do IFRN/CNAT, apresentam peças musicais ao piano, violino e flauta. Também fez parte da solenidade Belchior de Oliveira Rocha, reitor do Instituto; José Ribamar de Oliveira, pró-reitor de Ensino do IFRN; José Arnóbio de Araújo, diretor geral do Campus Natal-Central; Erivaldo Cabral, diretor do Campus EaD; Ana Lúcia Sarmento, diretora acadêmica do Campus EaD e Ilane Ferreira Cavalcante, coordenadora dos cursos de graduação e pós-graduação do EaD e uma das organizadoras do SEMEAD.

O evento acontece de hoje (28) à sexta-feira (30), no IFRN Campus Natal-Central. Confira a programação completa do evento e outras informações aqui.