Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

FORMAÇÃO

I Encontro de Pesquisa e Formação Docente em Letras acontece no Campus Natal - Central

Evento teve início na manhã desta segunda-feira e se estende até terça, 30

Publicada em 29/08/2022 Atualizada há 1 ano

A abertura do encontro contou com a presença do professor Pedro Cortegoso, representante do Ministerio de Educación y Formación Profesional del Reino de España. Foto: Jônatas Moura

Na manhã desta segunda-feira, 29 de agosto, teve início o I Encontro de Pesquisa e Formação Docente dos cursos de Licenciaturas em Letras do Campus. O evento de abertura aconteceu das 8h às 12h, no Miniauditório Central do bloco C do CNAT. O encontro é um evento de caráter formativo, organizado pelos docentes dos cursos de Letras Espanhol e Letras Português-Espanhol, com o propósito de contribuir nos campos da pesquisa e especificidades de graduação.

O evento contou com a presença de José Arnóbio, Reitor do IFRN, e Jonas Lemos, Diretor-Geral do CNAT. Além deles, estiveram presentes membros do grupo gestor do Campus Natal-Central, como a Diretora de Extensão, Lúcia Lúcio; o Diretor de Pesquisa e Inovação, Handson Pimenta; o Diretor de Ensino, Plácido Neto; e Rafael Melo, Diretor Acadêmico de Ciências. Além deles, Samuel Lima, Assessor de Extensão e de Relações Internacionais do IFRN, esteve na mesa de abertura. O professor Pedro Cortegoso, representante do Ministerio de Educación y Formación Profesional del Reino de España, foi o convidado especial da programação, e ministrou uma palestra intitulada  "A internacionalização da língua espanhola e seu valor econômico".

Stephanny Nunes, estudante do 3º período da Licenciatura em Letras - Espanhol, foi uma das discentes que estiveram presentes na conferência de abertura. Para ela, o intercâmbio cultural foi um dos principais aspectos que chamaram a atenção para o encontro. "Acho que foi uma grande oportunidade para que os alunos de letras pudessem ter esse contato com outro país sem sair do campus. O professor Pedro trouxe um assunto importante para discussão em sua palestra, que é justamente essa importância do idioma espanhol em uma perspectiva global. O evento como um todo foi lindo", relatou.

O Diretor-Geral do Campus Natal-Central, Jonas Lemos, em seu momento de fala, ressaltou o investimento atual do campus na área da pesquisa, que gira em torno de 350 mil reais. "Ainda é pouco, mas é uma sinalização de que estamos imbuídos, decididos a investir em pesquisa e extensão. Parte desse recurso, inclusive, está dedicado à pesquisa na área de estudo da língua espanhola", destacou. Jonas também falou sobre a possibilidade de ter um projeto de um grande núcleo de estudos em idiomas no CNAT. “Nosso desejo é ter esse centro de línguas do tamanho dos sonhos que nós temos, e do tamanho dessa instituição, que esse ano faz 113 anos”, concluiu.

Para o professor José Arnóbio, Reitor do IFRN, a capacitação tem um caráter especial em razão da carência da formação docente no Brasil. "Esses eventos, especialmente, para os cursos de licenciatura em espanhol e da dupla licenciatura em português/espanhol, são fundamentais para o crescimento e a troca de informações entre os alunos e os profissionais que já atuam há algum tempo. No nosso país, infelizmente, a formação docente sempre foi negligenciada. Precisamos fazer com que nossos futuros professores tenham esse conhecimento mais amplo ao adentrarem nas escolas", explicou.

 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas