Rede Federal
"I Ciclo de Seminários Regionais Acesso, Permanência e Êxito" tem fase inicial em Brasília
Rede Federal foca nos fatores críticos para trajetória escolar nos diversos níveis formativos
Publicada por Romana Xavier em 29/07/2025 ― Atualizada em 29 de Julho de 2025 às 09:17
De Natal a Brasília, o olhar atento de Vitor Emanuell carregava mais do que a bagagem de um estudante da Licenciatura em Geografia do IFRN. Levava consigo a voz da região Nordeste, a memória de sua trajetória como aluno da Rede Federal e o compromisso de contribuir com políticas públicas voltadas ao acesso, permanência e êxito (APE) dos estudantes.
Entre os dias 8 e 10 de julho, Vitor participou de uma reunião presencial da Rede APE, realizada na capital federal, como bolsista selecionado para integrar a equipe nacional do projeto — uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) que busca, com base em experiências regionais, enfrentar os desafios da permanência estudantil nos Institutos Federais e instituições parceiras.
A Rede APE reúne especialistas e estudantes de todas as regiões do país para, de forma colaborativa, mapear práticas bem sucedidas, apontar dificuldades e pensar estratégias capazes de garantir o ingresso, a permanência e a conclusão dos estudantes na formação técnica, tecnológica ou superior, com qualidade e dignidade.
Dignidade e acolhimento que fizeram parte também da reunião e tornaram o aluno partícipe desse movimento em construção: “Ingressei no IFRN no ensino médio integrado e, desde então, a instituição tem aberto possibilidades que eu jamais imaginaria, como a seleção em um edital de abrangência nacional, no caso da Rede APE. O encontro em Brasília ampliou essa percepção, pois foi uma experiência marcante em termos de aprendizado. Foi inspirador perceber, no olhar de cada integrante do projeto, o comprometimento coletivo com a construção de políticas educacionais voltadas ao acesso, permanência e êxito na rede”.
Uma rede que foi muito bem representada. Ao lado de colegas de outras regiões e da equipe técnica do projeto, o estudante do Campus Natal-Central contribuiu na elaboração do diagnóstico nacional da Rede Federal sobre as políticas de APE.
Na ocasião, estiveram presentes a professora Nilva Schroeder, ex-diretora de Políticas da Educação Profissional e Tecnológica, Pierry Teza, da Coordenação-Geral de Projetos e Supervisão da Rede Federal, e a reitora do IFFar, Nídia Heringer, que reforçou a importância da escuta ativa dos estudantes na formulação de soluções para os desafios educacionais da Rede: “O Projeto Rede APE tem como um dos seus diferenciais a presença de estudantes da Rede Federal — eles agregam à sua formação de pesquisa essa temática, mas sobretudo trazem as suas vivências particulares, das diferentes regiões do país, sobre o acesso e a permanência estudantis para a construção dos diagnósticos e o planejamento das ações que serão implementadas”.
Implementação essa que teve na reunião em Brasília uma etapa preparatória para o "I Ciclo de Seminários Regionais", da Rede APE, que acontecerá entre os meses de setembro e dezembro de 2025. Os encontros, que serão realizados presencialmente e com transmissão ao vivo, têm como público-alvo gestores e profissionais da Rede Federal que atuam diretamente com políticas de APE.
Além de possibilitar o compartilhamento de experiências entre os campi, os seminários pretendem subsidiar a formulação do "Plano Nacional de Acesso, Permanência e Êxito", um documento estratégico que será construído a partir das realidades regionais e da escuta dos diversos atores da Rede.
Mais do que um evento institucional, a presença de Vitor em Brasília é reflexo de dedicação e envolvimento. Representar o IFRN nesse espaço é, para ele, reconhecer o papel transformador da educação pública, gratuita e de qualidade, e participar ativamente da construção de um futuro mais justo e acessível para todos os estudantes do país.
Cronograma do I Ciclo de Seminários Regionais Rede APE – 2025:
- 09 e 10 de setembro – Belo Horizonte | IFMG – Campus Betim (Sudeste)
- 01 e 02 de outubro – Manaus | IFAM – Campus Zona Leste (Norte)
- 11 e 12 de novembro – Petrolina | IFSertãoPE – Campus Petrolina (Nordeste)
- 26 e 27 de novembro – Curitiba | IFPR – Curitiba (Sul)
- 10 e 11 de dezembro – Cuiabá | IFMT – Cuiabá (Centro-Oeste)
Acesse:
Site: https://redeape.iffarroupilha.edu.br/
Transmissões ao vivo: Web TV IFFar
Instagram: @rede.ape
E-mail: redeape@iffarroupilha.edu.br
Inscrições: Plataforma Bookline
- Palavras-chave:
- Brasília I Etapa IFRN CNAT Rede Federal