Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

LIVRO

Grupo de pesquisa do Laboratório de Tecnologia Mineral e Materiais lança livro de acesso aberto

Trabalho contempla temática de desenvolvimento sustentável em tecnologia mineral e de materiais

Publicada em 22/04/2022 Atualizada há 1 ano

O Grupo de Pesquisa em Processamento Mineral do Campus Natal-Central publicou, neste mês de abril, através do Laboratório de Tecnologia Mineral e Materiais (LT2M), o livro “Tecnologia Mineral e Materiais: Propostas para um desenvolvimento sustentável”. A publicação trata-se de uma apresentação à sociedade e comunidade acadêmica dos projetos e trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo grupo de pesquisa, apresentando um recorte dos artigos produzidos nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021.

A obra foi organizada por Tércio Graciano Machado (IFBA/IFRN), Mauro Froes Meyer (IFRN), Djalma Valério Ribeiro Neto (IFRN), Raquel Guilherme de Carvalho (IFBA), Raimison Bezerra de Assis (IFBA), Flánelson Maciel Monteiro (IFRN) e Samara Melo Valcacer (IFMS). Os escritores objetivam contribuir com o aprendizado em uma aplicação tecnológica interdisciplinar com viés no desenvolvimento sustentável.

O professor Tércio Machado relata que a ideia do livro surgiu da consciência de que não bastava realizar projetos de pesquisa, extensão e publicação de artigos. Era também necessário que fosse feita a devida divulgação, para que a comunidade externa e interna pudessem perceber a importância do Instituto Federal e dos projetos que têm sido desenvolvidos na instituição. O professor reforça que, além disso, a publicação do livro também tem como meta ajudar pequenos produtores locais, convidar a sociedade para conhecer o Instituto e seus projetos, bem como incentivar a participação dos alunos em projetos de pesquisa e extensão.

Os Institutos Federais são conhecidos pelo seu tripé de atuação: ensino, pesquisa e extensão, com desempenho expressivo e significativo em todas as regiões do Brasil, contribuindo significativamente com o desenvolvimento econômico e social destas. O IFRN é constituído por 22 campi e a reitoria, tendo as atividades de pesquisa presentes em todas as unidades, sendo o Campus Natal-Central a sede do Grupo de Pesquisa em Processamento Mineral. 

A equipe de pesquisadores, criada em 2001, comemora neste ano 20 anos de atuação. Possui linhas de pesquisa perpassando em concentração mineral e suas tecnologias, gestão de resíduos sólidos, pesquisas e aplicações em tecnologias educacionais e síntese e processamento de materiais particulados. O grupo é composto por pesquisadores doutores, mestres, especialistas e graduados, tendo como diferencial a parceria interinstitucional entre o IFRN, IFBA e IFMS. Além disso, a equipe conta também com mais de 15 alunos voluntários e bolsistas. Estes profissionais e estudantes buscam, através do processamento mineral, resíduos e materiais, desenvolverem técnicas que visam o desenvolvimento sustentável.  

Download do livro 

Palavras-chave:
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas