Grêmio promove palestra sobre a importância do voto

Cidadão pode adiantar o processo de retirada do título virtualmente

Publicada em 03/05/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A palestra “Aimportância do Voto”, ministrada por Jailsom de Sousa, juiz do TribunalRegional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), que aconteceu no final damanhã de hoje (03), no miniauditório do Campus Natal-Central, discutiu além dovoto, o processo eleitoral, o que é a constituição, as leis e a quem se atribuio poder executivo, legislativo e judiciário.

Em tom de debate, ojuiz questionou os alunos e respondeu seus questionamentos acerca dos assuntosdiscutidos. Ele declarou que este momento é muito importante, pois é umaoportunidade de intercambiar o conhecimento com os jovens, esclarecendo ostemas, ajudando-os a exercer o direito do voto com inteligência.

DSC_0022.JPG

“A cidadania não seresume ao voto, mas este é o momento em que o cidadão é convidado a participar,escolhendo quem deverá gerir o poder na esfera municipal, estadual e nacional”,afirmou Jailsom de Sousa. Ele ainda disse que participar não se restringe aocumprimento dos direitos e deveres, mas também a cobrança e a contribuição noque deve ser feito pelos políticos e pelo povo.

O evento foi organizadopelo Grêmio Estudantil Djalma Maranhão, com a proposta defazer o cadastramento virtual dos alunos, processo que facilita a retirada do títuloeleitoral, ficando a cargo do cidadão ir buscar o título confeccionado nasunidades de atendimento da Justiça Eleitoral, munidos da documentação exigida.

“Este momento não foi pensado somente para a retirada do título, mas principalmente para a conscientizaçãopolítica dos estudantes”, explicou José Rolfran, presidente do Grêmio Estudantil.