Gestão 100: Diretoria de Ensino implementa ações e realiza reformas nos espaços

Confira melhorias e medidas administrativas relativas à diretoria

Publicada em 20/08/2020 Atualizada há 1 ano

Foto: Jônatas Moura

Nesses primeiros 100 dias de nova gestão do Campus Natal-Central do IFRN,  várias ações consistentes, em todas as áreas de atuação, foram implementadas, trazendo benefícios diversos à comunidade acadêmica, os quais vão desde melhorias físicas nos ambientes a providências e mudanças na esfera administrativa de cada área. Não poderia ser diferente no que se refere à Diretoria de Ensino."Uma das metas da gestão é promover a integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Para alcançar esse objetivo, será necessário um trabalho de permanente diálogo entre a DE e os diversos atores que compõem a atividade de ensino, como os coordenadores de curso e diretores acadêmicos", ressaltou o gestor do Campus Natal-Central do IFRN,  Jonas Lemos.

Dentre as medidas em vigor,  está o atendimento unificado das secretarias acadêmicas. De acordo com Plácido Souza Neto, representante da Diretoria de Ensino, “Isso uniformiza o trabalho da secretaria acadêmica com os alunos e com os coordenadores de curso. Já houve trabalho unificado de matrícula SISU para o semestre 2020.2. Essa é a primeira vez em que as matrículas ocorrem dessa forma no Campus Natal-Central. Esse trabalho está sendo coordenado pela servidora Juliana Sobral, que chegou à Direção de Ensino do Campus em Maio de 2020”.

Segundo professor Plácido Souza, outra ação relacionada também à Secretaria Acadêmica é aReforma do Ambiente Unificado da Secretaria Acadêmica (SEAC/CNAT). Esse ambiente, que funcionará na ´'esquina da curva do vento', no Bloco B, será uma central de atendimento para os alunos do Campus, melhorando o acesso para todos. Além disso, também está em andamento a criação da 'Comissão de Políticas Acadêmicas e de Inovação', na qual há membros de todas as diretorias acadêmicas, para acompanhar as ações de planejamento previstas no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional)l”.

Também sobre espaço físico, está em andamento a reforma da própria Diretoria de Ensino, que, de acordo o diretor, trará mais integração e funcionalidade ao trabalho dos profissionais que lá atuam: “A reforma vai melhorar a estrutura dos ambientes da Diretoria, favorecendo o trabalho das equipes de Secretaria, da Coordenação Pedagógica, das equipes Técnico-Pedagógicas e da Psicologia, que trabalham com a Diretoria de Ensino. Com a reforma, haverá ainda uma melhor divisão dos ambientes, com a criação de duas novas salas, para atendimento individualizado e coletivo de alunos e famílias”.

No que se refere à ação mais direta com as coordenações de cursos, foram implementadas reuniões periódicas com os respectivos coordenadores. De acordo com o diretor de ensino, será possível estabelecer um contato mais próximo deles: “Essa aproximação dos coordenadores para o planejamento de ações unificadas nos cursos integrados, nos cursos superiores e nas pós-graduações ajudará no trabalho, favorecendo a integração dos colegas das diferentes diretorias e o planejamento de ações conjuntas. Criamos grupos de trabalho específicos para o planejamento de retorno às atividades. A ETEP (Equipe Técnico Pedagógica) da DE tem dado todo o suporte aos trabalhos. Outro benefício disso será o acompanhamento dos alunos e dos índices de permanência, êxito e evasão dos cursos”.

Ainda no contexto das mudanças, com foco em melhorias relativas às coordenações de curso, foram criadas as vice-coordenações. Segundo o gestor Plácido Neto, “Está sendo feito um trabalho para definição de Vice-Coordenador de Curso, com o objetivo de melhorar o trabalho de planejamento e atendimento das coordenações aos alunos de cada curso. Isso favorece também nas transições futuras das coordenações, pois o vice-coordenador já conhecerá os trabalhos a serem realizados. A escolha dos vices-coordenadores tem sido feita pelos pares, nas respectivas diretorias acadêmicas”.