Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Tecnologia da Informação

Gestão 100: Tecnologia a serviço da Educação

Diretoria de Tecnologia da Informação realiza estudos sobre ensino remoto

Publicada em 24/08/2020 Atualizada há 1 ano

Nesses primeiros meses da nova administração do Campus Natal-Central do IFRN, representada pelo gestor Jonas Lemos, foram muitas as ações nas mais diversas diretorias e setores. Essas ações estão em desenvolvimento em todas as diretorias sistêmicas, inclusive na Diretoria de Tecnologia da Informação, cujo diretor é Diderot Franco Sampaio Júnior, segundo o qual, nessa diretoria, ocorre um trabalho integrado à direção geral, de forma a auxiliar a gestão do CNAT no alcance dos objetivos estruturados no planejamento.

Nesse sentido, uma das ações consiste na "Capacitação dos colaboradores do setor, como servidores, estagiários e terceirizados, em diversas especialidades como fiscalização de contratos, elaboração de ETP, compras, cabeamento estruturado, gestão de projetos e processos", que traz benefícios diretos como "melhorias no processo de compras para atender a novas regras do governo federal, melhor gerenciamento dos custos com compras de TI, alinhamento nos processos de fiscalização de contratos administrados pelo setor e continuidade da qualidade da gestão de projetos aplicados ao cabeamento estruturado do Campus", listou o diretor. 

No tocante especificamente ao cabeamento, outra medida foi o "Planejamento para execução, no ano de 2020, da expansão do cabeamento estruturado do Campus". Segundo Diderot Sampaio, "a expansão complementará a atual estrutura lógica do Campus, melhorando a qualidade na entrega dos dados aos setores administrativos e acadêmicos, através de novas interligações de fibra óptica, além da expansão de pontos para  instalação de novas câmeras de segurança e Access Point, para ampliação da área de cobertura das redes WIFI".

Em relação ao orçamento da Diretoria de Tecnologia da Informação, uma das providências foi o planejamento de compras de TI para o Campus. Conforme o diretor, esse planejamento foi realizado, de forma a atender com maior eficiência às comunidades acadêmica e administrativa, ajustando as finanças para o "atual cenário nacional de redução de recursos". 

A distribuição dos recursos, inclusive, é ajustada também às novas demandas, geradas em virtude do contexto da pandemia. Dessa forma, uma das providências foi a realização de "estudos sobre recursos tecnológicos para atendimento aos discentes para participação em aulas remotas". O benefício dessa ação é colaborar com o processo de decisão do comitê COVID do Campus Natal-Central .