Gabinete Itinerante reúne alunos e servidores para discutir gestão do Instituto

Um diagnóstico aplicado junto à comunidade apontou pontos fortes e fracos do Campus Central

Publicada em 02/03/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O reitor, Belchior de Oliveira, na conversa com os servidores, no miniauditório da DIAC. Foto: Geraldo Peregrino
A última edição 2012 do Gabinete Itinerante do IFRN encerrou suas atividades no Campus Natal Central, na sexta-feira, dia 1/03. Após percorrer todos os campi da Instituição, o projeto debateu a realidade do Instituto com alunos e servidores do Campus Central, no auditório e no miniauditorio da DIAC.

O encontro, que aconteceu, a partir das 09h, foi marcado pelo debate de assuntos relevantes para o desenvolvimento e melhoria da rede federal de ensino. Na abertura do gabinete, o Reitor Belchior de Oliveira Rocha saudou a todos os presentes e lembrou da importância de cada campus ser parte de um todo. "É uma satisfação tê-los aqui para que possamos mostrar um pouco da Instituição. Assim, nos sentimos parte de uma rede maior, porque é o que verdadeiramente somos. É importante fazermos um balanço da nossa Instituição para entendermos melhor isso", disse o professor Belchior.

No encontro com os servidores, realizado no miniauditório da DIAC, a Coordenação de Comunicação Social e Eventos apresentou os pontos fortes e fracos do Campus Natal Central apontados pela comunidade interna no questionário aplicado nos últimos dias para este Gabinete itinerante. Entre os pontos positivos, destacam-se a estrutura física, o organograma da instituição, a localização, as ações de capacitação dos servidores e a direção geral, no tocante à gestão democrática.

Em relação às deficiências, a comunidade apontou o estacionamento, a segurança interna, o fluxo de comunicação entre os setores e a sinalização dos ambientes.
Na ocasião, o reitor Belchior de Oliveira Rocha apresentou os principais indicadores e um balanço das ações executadas em 2012 nas áreas do Ensino, Pesquisa, Extensão, como a revisão do Projeto Político Pedagógico, da Organização Didática, de todos os projetos dos cursos técnicos e superiores, os resultados positivos nas olimpíadas em diversas áreas do conhecimento, a estruturação de dois mestrados, a avaliação dos cursos superiores no índice geral dos cursos (IGC), a participação de alunos do IFRN nos programas 'Ciência sem Fronteiras' e 'Jovens Embaixadores', além da oferta de cursos de extensão, como o 'Pronatec' e 'Mulheres Mil'.

Além dessas temáticas, foi feita uma análise sobre a Revista Holos, a Assistência Estudantil, o novo Plano de Carreira dos servidores, a ampliação do quadro de servidores, a instalação da Ouvidoria, a reestruturação da Comissão de Ética, o SUAP, a contratação dos parques esportivos para os novos campi, as obras nas instalações do IFRN em Ceará-Mirim, Canguaretama, São Paulo do Potengi e nas Rocas, em Natal.

Segundo Belchior, além desses quatro novos campi em construção, a novidade é a conquista de outros dois nos municípios de Lajes (região central) e Parelhas (fronteira com a Paraíba), áreas ainda descobertas pela ação do Instituto e que, por isso, os alunos têm que percorrer de 70 a 80 quilômetros para chegar ao IFRN mais próximo. "Junto com nosso coordenador da expansão, professor Francisco Mariz, mapeamos em torno de 25 campi do IFRN para dar conta de todo o Estado do Rio Grande do Norte", explicou.

O projeto 'Gabinete Itinerante' percorreu todos os campi do Instituto, com a meta de desenvolver uma gestão democrática e transparente, além de dirimir dúvidas da comunidade acadêmica e ouvir propostas de alunos, professores e servidores administrativos.

extensao
servidores