Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Fórum de Comércio Exterior discute mercado

Agora à tarde, programação inclui música e debates

Publicada em 29/07/2009 Atualizada há 1 ano

O I Fórum de Comércio Exterior começou na manhã desta quarta-feira, 29/07, no mini-auditório do IFRN. Além dos alunos, estavam presentes no evento o Diretor Geral do Campi Natal-Central Enilson Araújo, o Reitor em exercício José Yvan Leite, a professora Elisângela Meireles, coordenadora do Fórum, Luiz Henrique Guedes, representando o Centro Internacional de Negócios da FIERN, entre outros.

O encontro foi aberto com a declamação de um poema pelo professor José Martins. Em seguida, o professor realizou uma apresentação do ritmo coco e foi acompanhado pela platéia, que animadamente o acompanhou (foto).

Fórum Comex III

Demanda de mercado

De acordo com o Diretor Geral Enilson Araújo, o curso é extremamente necessário e atende a uma demanda crescente de mercado com a nova realidade que se desenha no cenário internacional, em virtude dos novos investimentos, do aeroporto de São Gonçalo, da realização da Copa do Mundo de 2014 e com a própria expansão do comércio exterior.

Segundo o palestrante da FIERN, Luiz Henrique Guedes, o desafio das empresas e das Instituições responsáveis pelo mercado internacional é a atualização constante das estratégias e decisões, na medida em que o mercado é dinâmico e há uma volatilidade de informações. “O Brasil entrou tarde no comércio exterior, mas a realidade está aí e já acontece. Cabe às empresas e instituições se inserirem da forma correta”, disse.
O Fórum de Comércio Exterior é organizado pelos alunos do 4º período e conta com extensa programação.

Hoje (29) à tarde, por exemplo, haverá programação musical e debates com a participação de José Gilmar de Azevedo, diretor presidente da Real Alimentos, Diogo Dantas Gaspar, representante da Aqua Coco, João Paulo, do SEBRAE, Celise de Lima, da Fecomércio, Maria Carolina, da Empresa Camanor e Mauro Clermann, gerente de negócios internacionais do Banco do Brasil.

O evento se encerra às 17h30min, com sorteio de brindes e um café da tarde.

Fórum Comex IFórum Comex II