CULTURA

'Filhos do Brasil' e 'Corra que o inspetor vem aí' abrem Mostra de Teatro 2015.2

Apresentações acontecem até sexta-feira, 11 de março

Publicada em 08/03/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foto: Wenderval Gomes

Auditório lotado, expectativas à flor da pele. Começou nesta terça-feira, 8 de março, a Mostra de Teatro 2015.2.  O evento é um dos mais aguardados do ano pelos alunos do Campus Natal Central do IFRN.

Dois espetáculos abrilhantaram a estreia. Composto por 17 estudantes de Administração, todos da Cia Invernia, 'Filhos do Brasil', inspirado na obra ‘A Invasão’, de Dias Gomes, foi a primeira peça a ser encenada. O produtor do espetáculo, Eduardo Nogueira, falou da preparação e das expectativas.

“Foi um processo bem exaustivo, foram várias atividades com cobranças rígidas, mas foi isso que nos uniu. Demos muito duro e esperamos que dê tudo certo”, disse.

Sobre a escolha da obra, o produtor explicou o motivo. “A Invasão [de Dias Gomes] tem muitas críticas sobre problemas sociais no Brasil, de miséria à prostituição, e nós queríamos mostrar cada uma dessas partes juntas em um espetáculo”, ressaltou. “As opiniões diversas foi o principal problema, o tempo e a dificuldade de se encontrar também foram barreiras. Mas no final deu tudo certo”, completou.

O segundo espetáculo a se apresentar no Auditório do CNAT foi 'Corra que o inspetor vem aí', baseado na obra russa "O Inspetor Geral", de Nikolai Gogol. A peça da companhia Lorem Ypsun é formada por alunos do curso técnico integrado de Informática para Web. Cerca de 22 pessoas fazem parte da Cia.

O estudante e produtor, João Mendes, detalhou que foram dois meses de ensaio. “O processo foi bastante cansativo, mas bem gratificante. Aprendemos bastante sobre as artes cênicas e sobre o processo de criação do espetáculo. Além do que, isso nos uniu muito”.

Ele destacou o porquê da obra e ressaltou as dificuldades enfrentadas durante os ensaios. “Não queríamos fazer comédia apelativa e escolhemos essa peça porque ela representa bastante a corrupção na cidade russa”, contou.

“A maior dificuldade foram as pessoas. No início elas eram lentas e faltava responsabilidade, mas com o tempo conseguimos superar isso. Espero que esse trabalho seja recompensado”, acrescentou João.

As apresentações acontecem até a próxima sexta-feira, 11 de março.

Mais informações no NUARTE pelo telefone 4005.9883.

Link relacionado:

Núcleo de Arte (NUARTE) do Campus Natal Central, divulgou na última sexta-feira (4) as listas dos sorteados para assistirem à Mostra.