CULTURA
'Filhos do Brasil' e 'Corra que o inspetor vem aí' abrem Mostra de Teatro 2015.2
Apresentações acontecem até sexta-feira, 11 de março
Publicada em 08/03/2016 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:01

Auditório lotado, expectativas à flor da pele. Começou nesta terça-feira, 8 de março, a Mostra de Teatro 2015.2. O evento é um dos mais aguardados do ano pelos alunos do Campus Natal Central do IFRN.
Dois espetáculos abrilhantaram a estreia. Composto por 17 estudantes de Administração, todos da Cia Invernia, 'Filhos do Brasil', inspirado na obra ‘A Invasão’, de Dias Gomes, foi a primeira peça a ser encenada. O produtor do espetáculo, Eduardo Nogueira, falou da preparação e das expectativas.
“Foi um processo bem exaustivo, foram várias atividades com cobranças rígidas, mas foi isso que nos uniu. Demos muito duro e esperamos que dê tudo certo”, disse.
Sobre a escolha da obra, o produtor explicou o motivo. “A Invasão [de Dias Gomes] tem muitas críticas sobre problemas sociais no Brasil, de miséria à prostituição, e nós queríamos mostrar cada uma dessas partes juntas em um espetáculo”, ressaltou. “As opiniões diversas foi o principal problema, o tempo e a dificuldade de se encontrar também foram barreiras. Mas no final deu tudo certo”, completou.
O segundo espetáculo a se apresentar no Auditório do CNAT foi 'Corra que o inspetor vem aí', baseado na obra russa "O Inspetor Geral", de Nikolai Gogol. A peça da companhia Lorem Ypsun é formada por alunos do curso técnico integrado de Informática para Web. Cerca de 22 pessoas fazem parte da Cia.
O estudante e produtor, João Mendes, detalhou que foram dois meses de ensaio. “O processo foi bastante cansativo, mas bem gratificante. Aprendemos bastante sobre as artes cênicas e sobre o processo de criação do espetáculo. Além do que, isso nos uniu muito”.
Ele destacou o porquê da obra e ressaltou as dificuldades enfrentadas durante os ensaios. “Não queríamos fazer comédia apelativa e escolhemos essa peça porque ela representa bastante a corrupção na cidade russa”, contou.
“A maior dificuldade foram as pessoas. No início elas eram lentas e faltava responsabilidade, mas com o tempo conseguimos superar isso. Espero que esse trabalho seja recompensado”, acrescentou João.
As apresentações acontecem até a próxima sexta-feira, 11 de março.
Mais informações no NUARTE pelo telefone 4005.9883.
Link relacionado:
- Palavras-chave:
- ensino