Expotec termina com premiação dos melhores trabalhos

Publicada em 17/12/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A Diretoria de Extensão do CampusNatal-Central anunciou no final da tarde deste sábado, o resultado dojulgamento dos trabalhos da Expotec 2011, avaliados por uma comissão de alunose professores que percorreram a mostra durante esses três dias de exposição.

O professor Luís Antônio fez umbalanço do evento afirmando que foram 450 apresentações em 75 estandes e quatromil vagas em minicursos e oficinas. Ele agradeceu o empenho de todos os alunos,professores e diretores acadêmicos. Já o diretor do campus, professor EnilsonAraújo fez um reconhecimento especial a toda a equipe da Diretoria deAdministração, ao pessoal de limpeza, conservação e manutenção do prédio, cujotrabalho foi imprescindível para o êxito do evento. Agradeceu, ainda, aos representantesdos campi do interior que estiveram presentes na mostra.

Confira os resultados

Categoria Melhor Exposição

• 1ºlugar: Arte Brinquedos em Madeira
  • 2ºlugar: Matemática (DIAC)
  • 3ºlugar: Mineralogia aplicada à Mineração (DIAREN)

Categoria Melhor Projeto Acadêmico

• 1ºlugar: Projeto MEDO (DIATINF)
  • 2ºlugar: Energia Eólica (DIACIN)
  • 3ºlugar: Programa Lazerania: Lazer e sociabilidade no Muro de Estalada do IFRN(Campus Cidade Alta)
Muro escalada

Categoria Apoio Governamental

• 1º lugar:Hemonorte
  • 2ºlugar: Marinha do Brasil

Categoria Projeto Social

• 1ºlugar: Reciclagem de papel, cidadania e desenvolvimento sustentável (DIAC)
  • 2ºlugar: Grupo de Escoteiro do Mar Artífices Náuticos (DIREX)
  • 3ºlugar: Educação ambiental, cidadania e qualidade de vida (DIAC)
reciclagem de papel

Categoria Destaque Cultural

• 1ºlugar: Os Grogs
  • 2ºlugar: Grupo de Teatro Falas e Pantomimas
  • 3ºlugar: Gato Lúdico

Categoria Empresa Convidada

• 1ºlugar: COMCEL

Reciclagem de papel – Aprovado em edital publicado pelaPró-Reitoria de Extensão, o projeto de reciclagem de papel foi assumido, esteano, pela professora de Geografia, Daniela Karina Cândido, juntamente com doisalunos bolsistas do curso técnico de Controle Ambiental.

Há cerca de seis meses, elesrecolhem os papéis descartados nas unidades administrativas do campus transformando-osem papel reciclado, para a confecção de embalagens, cartões, envelopes, ou reutilizandoas folhas impressas em apenas um lado, na forma de blocos de rascunho eanotações, que voltam às Diretorias Acadêmicas para reuso.

“Mais importante do que areciclagem é o trabalho de conscientização quanto à problemática do lixo, que,por mais que as pessoas digam que é uma atividade ‘batida’, aborda um problemaque é mundial, e que a gente tem que enfrentar”, argumenta a profa. Daniela.

Bazar para a Comunidade Quilombola – “As doações superaram nossasexpectativas”, afirmou Erineide da Costa e Silva, uma das integrantes do Núcleode Estudos e Pesquisas Geográficas (NUPEG), que teve a iniciativa de montar umbazar, durante a Expotec, em prol da comunidade quilombola Acauã, do municípiode Poço Branco.

Segundo Erineide, apesar daarrecadação simbólica (110 reais), pelo fato de as peças terem sido vendidas aum real cada, a iniciativa serviu para mostrar que “as pessoas têmsensibilidade para essas questões socioambientais. A gente percebe o desejo daspessoas de colaborarem com esse tipo de ação”, constatou.

Tudo começou numa aula decampo que os professores das disciplinas de Geografia Agrária e AstronomiaObservacional realizaram no local. “Depois daquele encontro, sentimos anecessidade de retornar e promover alguma ação social”, justificou Erineide. Aequipe retornará à comunidade quilombola na próxima terça (20), para ofertar-lhesum café da manhã natalino.