EXPOTEC

EXPOTEC compartilha conhecimento e cultura com o público visitante

O evento envolveu projetos de extensão, de pesquisa e programação cultural

Publicada em 24/11/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (EXPOTEC) do Campus Natal Central, que aconteceu entre os dias 18 a 20 de novembro, foi um evento de grande sucesso. A EXPOTEC envolveu as comunidades interna e externa em projetos de pesquisa e extensão, além de oferecer uma vasta programação cultural.

Dentre os projetos que ganharam vida durante a EXPOTEC, estão o "Recicle sua leitura", fruto de uma parceria entre as bibliotecas Sebastião Fernandes e Walfredo Brasil, com objetivo de incentivar a leitura através da promoção de um compartilhamento de livros usados. Outro projeto com foco na reutilização foi o “Reciclagem e Reutilização: transformando resíduos sólidos em arte educativa” que consistiu na confecção de bolsas, chaveiros, caixas e carteiras, através da reciclagem de revistas, caixas e papelões. O Coletivo Ambiental Nivaldo Calixto também marcou presença na EXPOTEC, mostrando um pouco da sua trajetória e os trabalhos realizados, como a distribuição de lixeiras, a conquista da merenda escolar, a oficina de permacultura, o evento Eco Cultural, entre outros.

Como destaques na pesquisa, estão os projetos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), nos quais enquadravam-se pesquisas com jogos virtuais e também matemáticos, dispositivo GPRS, entre outras. Já na área da DIAC, o estudo sobre um Sistema Eletrônico para demonstração da Sinapse e um Modelo Didático sobre os Cinco Sentidos, orientados pelo técnico em Laboratório de Física, Jailson Luiz da Silva, e pela professora Edilene Ferreira de Medeiros, realizado nos laboratórios de Física, foi um grande sucesso. Esses foram alguns dos muitos projetos de pesquisa que encantaram o público visitante do evento.

Além de todas as atrações, houve também o mini campeonato de atletismo, com o objetivo de divulgar o esporte para os alunos do CNAT, apreciando seu caráter educacional, social e competitivo. O mini campeonato consistiu de aulas de atletismo para alunos vinculados ao Campus e às escolas da comunidade externa.  Shows de importantes nomes do cenário musical natalense, como Talma e Gadelha, Plutão Já foi Planeta, Eletric Garbage, Talude, entre outros, aconteceram no palco da programação cultural da EXPOTEC.