Construção

Software aplicado à modelagem aprimora a construção tradicional

Comparação do uso do software com a metodologia utilizada tradicionalmente traz reflexões

Publicada em 23/11/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Alunos da Diretoria Acadêmica de Construção (DIACON), orientados pela professora Josyana Pinto, utilizaram o software REVIT com a modelagem em 3D para comparar os benefícios do método tecnológico aos da forma tradicional, usada nas construções rotineiramente. A partir da comparação, foi possível perceber vantagens específicas que otimizaram e melhoraram a qualidade das edificações.

De acordo com a aluna Eunice, "A área de AEC, que é Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), vem buscando inovar cada vez mais o mercado e, por isso, a gente procurou fazer um comparativo entre métodos mais tradicionais e os mais tecnológicos. A gente elaborou uma modelagem de uma edificação e a partir do aplicativo REVIT, nós fizemos tabelas de quantitativos de alvenaria e de áreas impermeáveis e fizemos isso também através do método tradicional, que é por fórmulas. O software é mais exato e precisa apenas de edições, para que seja adaptado às normas daqui. O método tradicional é mais demorado".

Segundo a conclusão dos alunos, através da utilização do software REVIT, foram constatados os seguintes ganhos: a economia de tempo, o aumento da produtividade e a diminuição dos erros humanos. A pesquisa foi desenvolvida pelos estudantes Emilha, Thalita, Jessyca, Moranea e Eunice, do curso de Edificações, da DIACON.